O aleitamento materno é sinônimo de sobrevivência para o rec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783919 Medicina
O aleitamento materno é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido, atendendo não só aspectos nutricionais, como também imunológicos e psicológicos em seu primeiro ano de vida. Algumas situações, entretanto, contraindicam o aleitamento materno, como o exemplo a seguir:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Mães HIV positivo.

O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento saudável do recém-nascido. Além de fornecer todos os nutrientes necessários, o leite materno oferece proteção imunológica e benefícios psicológicos. No entanto, existem algumas situações médicas específicas em que a amamentação é contraindicada devido ao risco de transmissão de doenças ou substâncias prejudiciais ao bebê.

Justificativa da alternativa correta:

Mães HIV positivo: O HIV pode ser transmitido da mãe para o filho através do leite materno. Portanto, a amamentação é contraindicada em mães HIV positivo para prevenir a transmissão do vírus ao bebê.

Análise das alternativas incorretas:

A - Prótese mamária de silicone bilateral: Ter próteses de silicone não impede o aleitamento materno. A cirurgia geralmente não interfere na produção de leite ou na capacidade de amamentar.

B - Crianças com prematuridade extrema: Embora bebês prematuros possam enfrentar desafios de alimentação, o leite materno é fortemente recomendado devido aos seus benefícios nutricionais e imunológicos. Muitas vezes, o leite materno pode ser oferecido por meio de sondas ou copos até que o bebê possa mamar diretamente.

C - Uso de antidepressivos pela mãe: Nem todos os antidepressivos contraindicam a amamentação. Muitas vezes, é seguro para a mãe continuar a amamentar enquanto está em tratamento com antidepressivos específicos, mas isso deve ser discutido com um profissional de saúde.

E - Mães que tiveram varicela 30 dias antes do parto: A varicela na mãe não é uma contraindicação absoluta para amamentar. Se a mãe tiver lesões ativas, cuidados devem ser tomados para evitar o contato direto do bebê com as lesões, mas o leite materno ainda pode ser fornecido.

Essas explicações demonstram a importância da análise cuidadosa de cada condição clínica ao considerar a amamentação. Enquanto algumas condições requerem restrições, muitas vezes é possível encontrar alternativas que permitem a continuação da amamentação segura.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O aleitamento materno é extremamente importante para o desenvolvimento saudável da criança, pois além de atender aspectos nutricionais também atua na imunização e no desenvolvimento psicológico da criança. Porém, existem situações que contraindicam o aleitamento materno como é o caso da alternativa D, que se trata de mães com HIV positivo, pois se não for tomada precaução devida, o recém-nascido pode estar sujeito ao contágio do vírus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo