Desde 2008, acontece no Brasil a Marcha das Margaridas, milh...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e discutir as demais alternativas.
Alternativa B: Observa-se um protagonismo feminino na luta social do campo, com uma ampla pauta de reivindicação. Dentre elas estão o desenvolvimento sustentável no campo, defesa da reforma agrária, créditos para o desenvolvimento da produção camponesa, combate à violência aos trabalhadores do campo.
Esta alternativa é a correta porque aborda diretamente o protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais na luta por melhorias no campo. As reivindicações mencionadas (desenvolvimento sustentável, reforma agrária, créditos para produção e combate à violência) são de fato objetivos centrais da Marcha das Margaridas. Este evento é um marco nas lutas sociais rurais, destacando a importância das mulheres na busca por justiça social e melhores condições de vida no campo.
Alternativa A: O protagonismo feminino nas lutas por terra sempre foi forte e a sua atuação está associado a atividades rurais não agrícolas, com prestação de serviços de lazer e uma série de atividades industriais.
Esta alternativa está incorreta porque desvincula a luta feminina rural das atividades agrícolas, o que não condiz com a realidade. As mulheres do campo estão ativamente envolvidas na produção agrícola e nas reivindicações por direitos agrários, e a Marcha das Margaridas é uma expressão dessa luta, não apenas de atividades não agrícolas.
Alternativa C: Em 1945, as Ligas Camponesas começaram a se organizar para lutar por uma reforma agrária mais ampla...
Embora correta historicamente sobre as Ligas Camponesas, esta alternativa falha ao afirmar que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) perdeu protagonismo devido à distribuição equitativa de terras. Isso não condiz com a realidade atual, onde a luta pela reforma agrária e direitos dos trabalhadores rurais continua intensa, e o MST ainda é um ator relevante.
Alternativa D: O mundo rural brasileiro apresenta enormes diversidades e complexidades...
Apesar de abordar aspectos importantes do agronegócio e da agricultura sustentável, esta alternativa não está diretamente relacionada ao protagonismo feminino nas lutas rurais, desviando-se do foco principal da questão.
Alternativa E: Nas primeiras décadas do século XXI, o número de mulheres ativistas ameaçadas de morte e/ou mortas em conflitos agrários diminuiu...
Esta alternativa é incorreta pois não há evidências de que a diminuição de ameaças e mortes de ativistas femininas esteja relacionada a uma maior conscientização das classes dominantes. Na prática, os conflitos agrários e a violência contra ativistas rurais, incluindo mulheres, ainda são uma realidade preocupante.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Observa-se um protagonismo feminino na luta social do campo, com uma ampla pauta de reivindicação. Dentre elas estão o desenvolvimento sustentável no campo, defesa da reforma agrária, créditos para o desenvolvimento da produção camponesa, combate à violência aos trabalhadores do campo.
GAB - B
A) Esta alternativa afirma que o protagonismo feminino nas lutas por terra sempre foi forte e que as mulheres estiveram envolvidas em atividades rurais não agrícolas, prestação de serviços de lazer e atividades industriais. No entanto, essa afirmação não está diretamente relacionada à Marcha das Margaridas e às reivindicações das mulheres trabalhadoras rurais no Brasil.
B) Esta alternativa descreve corretamente o protagonismo feminino na luta social do campo, destacando as reivindicações da Marcha das Margaridas. Ela menciona temas como desenvolvimento sustentável, defesa da reforma agrária, créditos para a produção camponesa e combate à violência no campo, que são questões centrais nas demandas das mulheres que participam dessa manifestação.
C) Essa alternativa faz uma referência histórica às Ligas Camponesas e ao MST, mas não está diretamente relacionada à Marcha das Margaridas. Além disso, a afirmação de que o MST perdeu seu protagonismo devido a um projeto político, social e econômico que contempla a distribuição equitativa de terras não é precisa, já que o MST continua ativo e influente na luta pela reforma agrária no Brasil.
D) Esta alternativa discute as diversidades e complexidades do mundo rural brasileiro, bem como os esforços para desenvolver uma produção agrícola sustentável. No entanto, não aborda especificamente a Marcha das Margaridas ou suas reivindicações.
E) Esta alternativa afirma que o número de mulheres ativistas ameaçadas de morte ou mortas em conflitos agrários diminuiu nas primeiras décadas do século XXI devido à conscientização das classes dominantes sobre as importâncias das pautas de reivindicação protagonizadas por elas. No entanto, essa afirmação não está diretamente relacionada à Marcha das Margaridas e não aborda as reivindicações específicas das mulheres trabalhadoras rurais nessa manifestação.
Portanto, a alternativa B é a única que se relaciona diretamente com a Marcha das Margaridas e descreve suas reivindicações e o protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais no Brasil.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo