O risco Cardiovascular (CV) global deve ser avaliado em cada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783923 Medicina
O risco Cardiovascular (CV) global deve ser avaliado em cada indivíduo hipertenso, pois auxilia na decisão terapêutica e permite uma análise prognóstica. A identificação dos indivíduos hipertensos que estão mais predispostos às complicações CV, especialmente Infarto Agudo do miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE), é fundamental para uma orientação terapêutica mais agressiva. A respeito destes riscos é INCORRETA a afirmação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o risco cardiovascular global em indivíduos hipertensos e identificar a alternativa INCORRETA.

A alternativa correta é a C: "Doença aterosclerótica na forma subclínica não aumenta o risco". Esta afirmação está INCORRETA, pois a doença aterosclerótica, mesmo em sua forma subclínica, está associada a um aumento do risco cardiovascular. A presença de placas ateroscleróticas subclínicas indica um processo de doença vascular que pode levar a complicações como infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico.

Agora, vamos entender por que as demais alternativas estão corretas:

A - Fator idade: Homens ≥ 55 anos ou mulheres ≥ 65 anos aumenta riscos.

A idade é um dos principais fatores de risco cardiovascular. À medida que envelhecemos, os vasos sanguíneos perdem elasticidade, aumentando a probabilidade de hipertensão e doenças cardiovasculares.

B - Glicemia plasmática em jejum < 100 mg/dl não aumenta riscos.

Glicemia plasmática em jejum abaixo de 100 mg/dl é considerada normal e não representa um fator de risco para doenças cardiovasculares, ao contrário de níveis elevados que podem indicar diabetes ou pré-diabetes, condições que aumentam o risco.

D - Circunferência Abdominal ≥ 102 cm nos homens ou ≥88 cm nas mulheres aumenta riscos.

A obesidade abdominal é um reconhecido fator de risco cardiovascular. A medida da circunferência abdominal é um indicador da quantidade de gordura visceral, que está associada a um risco aumentado de hipertensão, diabetes tipo 2, dislipidemia e doenças cardiovasculares.

E - Triglicerídeos > 150 mg/dl aumenta riscos.

Níveis elevados de triglicerídeos no sangue são um fator de risco conhecido para doenças cardiovasculares, relacionados a processos inflamatórios e formação de placas ateroscleróticas nas artérias.

Ao entender o contexto e as justificativas para cada uma das alternativas, você se tornará mais confiante na interpretação de questões sobre risco cardiovascular em concursos públicos. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C, que afirma que a doença aterosclerótica na forma subclínica não aumenta o risco cardiovascular em indivíduos hipertensos. Essa afirmação é incorreta, já que a presença de doença aterosclerótica subclínica, como aterosclerose carotídea ou espessamento da camada média da artéria carótida, é um fator de risco independente para eventos cardiovasculares, incluindo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. A avaliação do risco cardiovascular global em pacientes hipertensos é importante na determinação da terapia mais adequada e na prevenção de eventos cardiovasculares graves.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo