A Sociedade Brasileira de Cardiologia, por meio da Atualizaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279311 Nutrição
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, por meio da Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular (2019), afirma que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com base na Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O tema central desta questão é a eficácia de diferentes suplementos vitamínicos e intervenções dietéticas na prevenção de doenças cardiovasculares. Para resolvê-la adequadamente, é necessário ter conhecimento sobre as recomendações atuais em dietoterapia e nutrição que impactam a saúde cardiovascular.

A alternativa correta é a letra C: "não há evidência de benefício da suplementação de vitamina A ou betacaroteno para prevenção primária ou secundária de doença cardiovascular."

Justificativa da resposta correta:

A Diretriz de Prevenção Cardiovascular não recomenda a suplementação de vitamina A ou betacaroteno para prevenir doenças cardiovasculares, pois não há evidências suficientes que comprovem a eficácia dessas substâncias na redução do risco cardíaco. Estudos não demonstraram um benefício claro, e em alguns casos, o uso excessivo pode até ser prejudicial.

Análise das alternativas incorretas:

A. A suplementação de vitamina D: Apesar de estudos apontarem a associação entre baixas concentrações de vitamina D e risco cardiovascular, a suplementação com o objetivo de prevenção cardiovascular não é recomendada, pois os ensaios clínicos não confirmaram benefícios claros.

B. A suplementação de vitamina K: Atualmente, não há recomendações estabelecidas de suplementação de vitamina K para prevenção cardiovascular em indivíduos com dislipidemia ou elevados níveis de citocinas inflamatórias.

D. Suplementos de vitamina B e ácido fólico: As evidências científicas não suportam a eficácia desses suplementos na prevenção de doenças cardiovasculares de forma primária ou secundária.

E. A restrição de sódio para 5 g/dia: Embora a redução de sódio seja efetiva na redução da pressão arterial, especialmente em hipertensos, a questão não aborda diretamente a prevenção de doenças cardiovasculares através da suplementação vitamínica, sendo um ponto fora do escopo deste tipo de intervenção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

não há evidência de benefício da suplementação de vitamina A ou betacaroteno para prevenção primária ou secundária de doença cardiovascular.

A dieta deve ser hipossódica : <2g de sodio/dia, assim deve-se restringir o uso de sal ( cloreto de sódio) a < 7g por dia

A: VIT D.: Não recomendada a suplementação p/ pessoas com níveis sanguineos normais dessa vitamina. Da mesma forma não há evidências que sua suplementção em indivíduos com deficiência prevenirá a DCV.

B: Suplementação de vitamina K: Não recomendado

C: GABARITO

D: VItamina B e ácido fólico: Não são efetivos para prevenção de DCV

E: Restrição de sodio: 2 g está associado à diminuição da PA.

Sobre a VITAMINA D:   Estudos observacionais têm mostrado que a deficiência de vitamina D tem alta prevalência em pacientes com IC, e que ela está associada a pior prognóstico. Alguns estudos clínicos testaram a reposição de vitamina D em pacientes com IC produzindo resultados contraditórios. Recente metanálise mostrou efeito neutro da suplementação de vitamina D em pacientes com IC, não demonstrando melhora da função ventricular esquerda ou da tolerância ao exercício.

Referência: Diretriz bras. de insuf. cardiaca crônica e aguda.

Sobre a VITAMINA D: Estudos observacionais têm mostrado que a deficiência de vitamina D tem alta prevalência em pacientes com IC, e que ela está associada a pior prognóstico. Alguns estudos clínicos testaram a reposição de vitamina D em pacientes com IC produzindo resultados contraditórios. Recente metanálise mostrou efeito neutro da suplementação de vitamina D em pacientes com IC, não demonstrando melhora da função ventricular esquerda ou da tolerância ao exercício.

Referência: Diretriz bras. de insuf. cardiaca crônica e aguda 2018.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo