A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão ce...
A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, da leitura e da escrita. Aproximadamente um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia.
ALTMANN, Raira Fernanda, SILVEIRA, Ariele Bastos de, PAGLIARIN, Karina Carlesso. Intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva: revisão integrativa. Audiology – Communication Research, v. 24, 2018.
Quanto à reabilitação das afasias, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
A questão aborda a reabilitação de afasias, um distúrbio de linguagem que ocorre após lesão cerebral. Entender esse tema é crucial para profissionais da fonoaudiologia, uma vez que envolve conhecimentos sobre como diferentes fatores podem influenciar na escolha do tratamento adequado para cada paciente.
Afasia refere-se a um comprometimento na linguagem resultante de dano cerebral. A reabilitação é complexa e precisa considerar fatores como extensão e localização da lesão, etiologia (causa), dominância manual (se o paciente é destro ou canhoto), idade, escolaridade e o tipo específico de afasia. Esses elementos são essenciais na determinação de uma intervenção eficaz.
Fontes Relevantes: Para um entendimento mais profundo sobre esse tema, consulte os manuais de intervenção fonoaudiológica e diretrizes de tratamentos para afasia, que destacam a importância dos fatores mencionados acima.
Justificativa da Alternativa Correta (C): A alternativa C está correta porque descreve de maneira abrangente os vários fatores que devem ser considerados ao planejar a reabilitação de um paciente com afasia. Esses fatores influenciam diretamente a escolha da abordagem terapêutica, como indicado por pesquisas na área de fonoaudiologia.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A estimulação transcraniana por corrente e terapia audiovisual não são contraindicadas para casos de anomia (dificuldade em encontrar palavras), especialmente na afasia de Wernicke. Na verdade, elas podem ser parte de intervenções terapêuticas complementares.
B: A atenção à saúde não deve ser realizada exclusivamente de maneira individual. Abordagens multidisciplinares e comunitárias são frequentemente necessárias para um tratamento eficaz e holístico.
D: Focar somente no nível modular da lesão ignora outros fatores cruciais mencionados na alternativa C, como a dominância manual e a idade do paciente, que também afetam a recuperação e o tipo de intervenção indicada.
E: A estimulação pragmática é, sim, uma técnica válida na reabilitação de pacientes com afasia, além de ser utilizada em outras condições, como em transtornos do espectro autista. Portanto, a afirmação de que não é usada para afasia está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo