Com relação à psicologia comunitária, julgue os seguintes i...
I A partir de meados da década de 1990, aconteceram importantes mudanças no campo da psicologia comunitária. Houve a procura por serviços além da atuação tradicional, como, por exemplo, violência cotidiana e doméstica, formas de intolerância e preconceito para com as minorias sociais.
II Atualmente é importante pensar nos resultados (quantidade e eficiência) dos diferentes projetos, pois são sinônimos de compromisso. Os processos de formação e participação têm caráter secundário.
III A psicologia comunitária assume uma ação pedagógico‐formativa, já que tem um caráter preventivo na perspectiva de implementar projetos políticos que resultem em mudanças na vida cotidiana das pessoas.
IV Quando os problemas já estão localizados, deve também desenvolver ações pontuais e específicas, pois os indivíduos em comunidade necessitam de conscientização.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - Apenas os itens I e III estão certos.
Vamos explorar cada item para entender por que essa é a alternativa correta.
Item I aborda as mudanças na psicologia comunitária a partir de meados da década de 1990. Durante esse período, o campo realmente se expandiu para incluir temas além da atuação tradicional, como a violência doméstica e as formas de intolerância e preconceito. Essa afirmação está correta, pois reflete a evolução e a ampliação do escopo da psicologia comunitária para lidar com novas demandas sociais.
Item II sugere que os resultados (quantidade e eficiência) dos projetos são sinônimos de compromisso, enquanto os processos de formação e participação têm caráter secundário. Essa perspectiva não está alinhada com os princípios da psicologia comunitária, que valoriza tanto o processo quanto os resultados. A formação e a participação são, na verdade, fundamentais e não secundários. Portanto, este item está incorreto.
Item III descreve a psicologia comunitária como uma ação pedagógico-formativa com caráter preventivo, buscando implementar projetos políticos que promovam mudanças na vida cotidiana das pessoas. Este item está correto, pois a psicologia comunitária realmente assume um papel ativo na promoção de mudanças sociais através de intervenções preventivas e educativas.
Item IV afirma que, quando os problemas já estão localizados, a psicologia comunitária deve desenvolver ações pontuais e específicas para conscientizar os indivíduos. Embora a conscientização seja importante, a psicologia comunitária foca mais em estratégias de intervenção coletiva e participativa, em vez de ações pontuais. Sendo assim, este item também está incorreto.
Portanto, com base nas explicações acima, apenas os itens I e III estão corretos, justificando a escolha da alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - CORRETA - A partir de meados da década de 1990, começamos a presenciar importantes mudanças no campo da prática da psicologia em comunidade (FREITAS, 2005). Temos o aparecimento de diferentes instituições e entidades da sociedade civil, que se comprometem e se preocupam com os direitos básicos das pessoas e com a garantia de uma vida social digna. Assistimos à procura de diferentes segmentos e instituições da sociedade por atuações dos psicólogos que sejam ‘diferentes das tradicionais’ ou atuações novas, dirigidas aos problemas vividos pelas pessoas em suas vidas. São demandas associadas à saúde pública e coletiva, à violência cotidiana e doméstica, às formas de intolerância e preconceito para com as minorias sociais, às diferentes redes de relacionamento social e interpessoal.
II - ERRADA - Nesta linha de reflexão, no quadro atual, pode-se dizer, então, que nos deparamos com inúmeros projetos de intervenção e ação comunitária, que apresentam algumas incoerências e paradoxos. Embora tais trabalhos defendam uma melhora na vida das pessoas e manifestem uma preocupação com as condições sociais delas, os projetos políticos e os seus compromissos efetivos são secundarizados, sobressaindo uma forte preocupação para com a quantidade e eficiência das ações pró-cidadania e pró-inclusão, como se os resultados e os números pudessem substituir os processos de formação, conscientização e participação. Ou seja, como se tais resultados ‘eficientes’ pudessem, por si só, ser sinônimos de projetos e compromissos políticos, em longo prazo, para a construção de uma sociedade mais justa e melhor.
III - CORRETA - a Psicologia Social Comunitária assume, também, uma ação pedagógico–formativa, já que deve ter um caráter preventivo na perspectiva de implementar projetos políticos que resultem em mudanças na vida cotidiana das pessoas.
IV - ERRADA - Quando os problemas já estão localizados, deve também desenvolver ações pontuais e específicas, sem contudo perder a perspectiva das possibilidades históricas presentes em um projeto político de sociedade.
FONTE:
FREITAS, MFQ. Intervenção psicossocial e compromisso: desafios às políticas públicas. In JACÓVILELA, AM., and SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 370-386. ISBN: 978-85-7982-060-1. Available from SciELO Books .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo