Ambiente é tudo o que envolve, externamente, uma organização...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q850898 Administração Geral
Ambiente é tudo o que envolve, externamente, uma organização. Uma organização depende de outras organizações para seguir seu caminho e atingir seus objetivos. Nesse sentido, Chiavenato (2002) ressalta que o importante não é somente a análise organizacional mas também a análise interorganizacional, que está voltada para as relações externas entre uma organização e outras organizações no ambiente. Sobre isso, assinale a alternativa que indica os dois conceitos importantes para uma análise interorganizacional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C.

Para compreender essa questão, precisamos primeiro entender o conceito de análise interorganizacional. Segundo Chiavenato (2002), não basta analisar apenas a organização internamente; é crucial entender também como ela se relaciona com outras organizações no seu entorno. Isso se refere ao ambiente externo, onde múltiplas forças influenciam as operações e estratégias de uma organização.

A análise interorganizacional foca em duas perspectivas principais:

1. Interdependência das organizações com a sociedade: As organizações não funcionam isoladamente; elas dependem de diversas entidades na sociedade, como fornecedores, clientes, governos e outras instituições. Essa interdependência implica que as ações de uma organização podem ter um impacto direto em outras e vice-versa.

2. Conjunto organizacional: Refere-se ao sistema de organizações que interagem entre si. Esse conjunto pode incluir parcerias estratégicas, alianças, redes de colaboração e outras formas de cooperação que ajudam as organizações a atingirem seus objetivos comuns.

A opção C é a mais adequada porque reflete precisamente esses dois elementos essenciais para uma análise interorganizacional. As alternativas A, B, D e E, por outro lado, abordam aspectos importantes dentro do contexto organizacional, mas não capturam a essência da interação e interdependência entre diversas organizações.

Portanto, a alternativa correta é:

C - Interdependência das organizações com a sociedade e o conjunto organizacional

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

 

Os estruturalistas passam a se preocupar não apenas com a analise organizacional, mas também com a análise interorganizacional (entre organizações).

CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE INTERORGANIZACIONAL

 

Interdependência da organização com a sociedade – Nenhuma organização é auto-suficiente. Toda organização depende de outras organizações e da sociedade em geral para sobreviver.

Conjunto organizacional – Cada organização ou classe de organizações tem interações com uma cadeia de organizações em seu ambiente, formando um conjunto organizacional.

 

Fonte: Passei Direto, profª Fernanda Aguiar.

 

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

 

→ As organizações vivem em um mundo humano, social, político, econômico. Elas existem em um contexto ao qual denominamos ambiente.

Ambiente é tudo o que envolve externamente uma organização. Para os estruturalistas, o ambiente é constituído pelas outras organizações que formam a sociedade.

→ Os estruturalistas criticam o fato de que conhecemos muito a respeito de interação entre pessoas, alguma coisa sobre a interação entre grupos e pouquíssimo sobre a interação entre organizações e seus ambientes.

→ Os estruturalistas ultrapassam as fronteiras da organização para ver o que existe externamente ao seu redor: as outras organizações que formam a sociedade. A sociedade de organizações.

→ Passam a se preocupar não somente com a análise organizacional, mas também com a análise interorganizacional, que está voltada para as relações externas entre uma organização e outras organizações no ambiente.

 

Dois conceitos são fundamentais para a análise interorganizacional:

 

1. Interdependência das organizações com a sociedade

Ø Nenhuma organização é autônoma ou auto-suficiente.

Ø Toda organização depende de outras organizações e da sociedade em geral para poder sobreviver.

Ø E algumas das conseqüências dessa interdependência são: mudanças freqüentes nos objetivos organizacionais à medida que ocorrem mudanças no ambiente externo e um certo controle ambiental sobre a organização, o que limita sua liberdade de agir.

 

2. Conjunto organizacional

Ø O ponto de partida para o estudo das relações interorganizacionais é o conceito de conjunto de papéis desenvolvido por Merton para analisar as relações de papel.

Ø Conjunto de papéis consiste no complexo de papéis e relações de papéis que o ocupante de um dado status tem em virtude de ocupar o status.

Ø O conceito de conjunto organizacional é análogo ao de conjunto de papéis. Cada organização ou classe de organizações tem interações com uma cadeia de organizações em seu ambiente, formando um conjunto organizacional.

Ø A organização que serve como ponto de referência é chamada organização focal.

Ø As relações entre uma organização focal e seu conjunto organizacional são medidas pelos conjuntos de papéis de seu pessoal de fronteira, isto é, pelo seu pessoal que está voltado externamente para o contato ou ligação com outras organizações.

 

Dessa maneira, os estruturalistas inauguram um novo ciclo na teoria administrativa: o gradativo desprendimento daquilo que ocorre dentro das organizações para aquilo que ocorre fora delas. A ênfase sobre o ambiente começa por aqui.

 

http://www.ceap.br/material/MAT11112010112542.pdf

A resposta está na própria pergunta?

"Uma organização depende de outras organizações para seguir seu caminho e atingir seus objetivos."

Marquei por isso. Gab. C.

C Interdependência das organizações com a sociedade e o conjunto organizacional

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo