Saber identificar as diferenças entre a anatomia e a fisiol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088493 Fisioterapia
Saber identificar as diferenças entre a anatomia e a fisiologia respiratórias de recém-nascidos, crianças e adultos é fundamental para nortear o tratamento fisioterápico cardiorrespiratório.
Sobre essas diferenças, NÃO se pode afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e analisar as outras alternativas.

Alternativa B: a ventilação colateral, que se dá por meio dos canais de Martin e Lambert e dos poros de Kohn, é maior nos recém-nascidos que nos adultos.

Esta alternativa está incorreta, e por isso é a resposta certa da questão. A ventilação colateral é menor em recém-nascidos e aumenta com a idade. Nos recém-nascidos, os poros de Kohn, os canais de Lambert e os canais de Martin não estão totalmente desenvolvidos, o que limita a ventilação colateral. Com o desenvolvimento pulmonar, essas estruturas se tornam mais funcionais, o que aumenta a ventilação colateral nos adultos.

Alternativa A: o corte transversal do tórax do recém-nascido tem formato cilíndrico, enquanto o do adulto é elíptico.

Esta afirmação está correta. O tórax de um recém-nascido é relativamente mais cilíndrico devido à sua caixa torácica ainda em desenvolvimento. Em adultos, o tórax se torna mais elíptico devido ao crescimento e desenvolvimento das costelas e músculos torácicos.

Alternativa C: a complacência pulmonar dos recém-nascidos é menor se comparada à dos adultos; entretanto, a complacência da caixa torácica dos recém-nascidos é maior.

Esta alternativa também está correta. A complacência pulmonar refere-se à capacidade dos pulmões de se expandirem. Nos recém-nascidos, essa capacidade é menor devido à imaturidade do tecido pulmonar. Em contrapartida, a complacência da caixa torácica é maior nos recém-nascidos porque suas costelas são mais cartilaginosas e flexíveis.

Alternativa D: as paredes brônquicas de bebês contêm uma proporção mais alta de cartilagem e de tecido conjuntivo em comparação àquelas de crianças com idade mais avançada e as de adultos.

Correta também. Nos bebês, as paredes brônquicas possuem mais cartilagem e tecido conjuntivo, o que ajuda a manter a estrutura das vias aéreas. Com o crescimento, a proporção desses componentes diminui, tornando as vias aéreas mais rígidas e menos flexíveis.

Em resumo, a única alternativa que não se pode afirmar corretamente é a B, uma vez que ela inverte a realidade sobre a ventilação colateral em recém-nascidos e adultos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Até aproximadamente os 2 anos de idade, as comunicações interalveolares e interductais (poros de Kohn e canais de Lambert) praticamente inexistem.

Essas estruturas são importantes por permitirem a ventilação colateral de unidades alveolares no caso de obstrução de um bronquíolo ou brônquio terminal.

 A criança é particularmente suscetível a desenvolver insuficiência respiratória, pois existem diversos fatores interrelacionados que favorecem essa evolução, que vão desde peculiaridades anatômicas a características fisiológicas e imunológicas, tais como o pequeno diâmetro das vias aéreas que produz uma maior tendência à obstrução; a função muscular intercostal e a diafragmática menos maduras favorecendo à exaustão; os poros de ventilação colateral (Canais de Lampert e Poros de Kohn) pobremente desenvolvidos favorecendo à formação de atelectasias; a caixa torácica mais complacente; a incoordenação tóraco-abdominal durante o sono REM que prejudica a higiene brônquica; os pulmões com menos elastina nas crianças pequenas levando à diminuição na propriedade de recolhimento elástico com conseqüente diminuição na complacência pulmonar; o sistema imunológico em desenvolvimento favorecendo às infecções

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo