Considerando que o acidentado não possuía formação de nível ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2732662 Segurança e Saúde no Trabalho

Atenção: Para responder às questões de números 59 e 60, considere o texto abaixo.


Um funcionário, por ordem do Engenheiro de Segurança do Trabalho, atendeu à convocação e compareceu à usina para auxiliar na manobra da subestação e na desmontagem de equipamentos destinados à dosagem de materiais provenientes dos silos e posteriormente à recepção de ensacados, denominada moega. Ao chegar à subestação, após confirmar com seu superior o desligamento do sistema de alimentação de energia, atravessou a tela de proteção para retirar as muflas poliméricas de proteção do disjuntor e sofreu um choque elétrico, vindo a cair em uma valeta no interior do cubículo da subestação.

Considerando que o acidentado não possuía formação de nível técnico ou superior, e era apenas capacitado, considere as afirmações abaixo.


I. A desenergização elétrica é caracterizada como uma medida de proteção coletiva, neste caso, como não houve, deveria ter sido adotada a técnica de tensão de segurança ou constatar a ausência de tensão.

II. Sendo apenas capacitado, esse funcionário não poderia trabalhar sozinho.

III. Se a medida de proteção coletiva é tecnicamente inviável, conforme descreve a NR 10, deve-se controlar somente o risco de acidente adotando Equipamento de Proteção Individual específico à atividade desenvolvida.

IV. De acordo com a NR 10, só serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho mediante os procedimentos de seccionamento e impedimento de reenergização.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas