Leia o fragmento abaixo. De nós dois juntos, ninguém nada n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q834512 Português

            Diadorim me pôs o rastro dele para sempre em todas essas quisquilhas da natureza


      Diadorim e eu, nós dois. A gente dava passeios. Com assim, a gente se diferenciava dos outros – porque jagunço não é muito de conversa continuada nem de amizades estreitas: a bem eles se misturam e desmisturam, de acaso, mas cada um é feito um por si. De nós dois juntos, ninguém nada não falava. Tinham a boa prudência. Dissesse um, caçoasse, digo – podia morrer. Se acostumavam de ver a gente parmente. Que nem mais maldavam. E estávamos conversando, perto do rego – bicame de velha fazenda, onde o agrião dá flor. Desse lusfús, ia escurecendo. Diadorim acendeu um foguinho, eu fui buscar sabugos. Mariposas passavam muitas, por entre as nossas caras, e besouros graúdos esbarravam. Puxava uma brisbisa. O ianso do vento revinha com o cheiro de alguma chuva perto. E o chiim dos grilos ajuntava o campo, aos quadrados. Por mim, só, de tantas minúcias, não era o capaz de me alembrar, não sou de à parada pouca coisa; mas a saudade me alembra. Que se hoje fosse. Diadorim me pôs o rastro dele para sempre em todas essas quisquilhas da natureza. Sei como sei. Som como os sapos sorumbavam. Diadorim, duro sério, tão bonito, no relume das brasas. Quase que a gente não abria boca; mas era um delém que me tirava para ele – o irremediável extenso da vida. Por mim, não sei que tontura de vexame, com ele calado eu a ele estava obedecendo quieto.

                          ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 2001, p. 45. 

Leia o fragmento abaixo.


De nós dois juntos, ninguém nada não falava.


O trecho em destaque pode ser classificado sintaticamente como

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

-> De nós dois juntos, ninguém nada não falava.

 

Reescrever e organizar a ordem dos termos da frase:  

             sujeito + verbo + complemento;

             Ninguém nada não falava de nós dois juntos.

 

Gabarito: C 

 

por que há virgula entre o verbo e seu complemento nesta passagem.

 

-> De nós dois juntos, ninguém nada não falava.

 

apesar de não fazer parte da questão, fiquei com esta dúvida, se alguém me explicar, agradeço, pois como diz a regra de pontuação, não se emprega a vírgula entre o verbo e o seu complemento quando juntos, ainda que um preceda o outro, é o caso da passagem que coloquei.

QUEM FALA, FALA ALGO DE AGUÉM (VTDI)

@leonardo ferreira

Deslocado geralmente significa passar para o inicio. Dizemos que o termo esta deslocado porque estamos violando a ordem natural da sintaxe, a qual é sujeito-verbo-objeto-complemento-adjunto/advebio etc. Aí se usa virgula. compare:

Nao fiz nada hoje de manhã cedo quando acordei

Hoje de manhã cedo quando acordei, nao fiz nada. 

Objeto indireto ..inversao de lugar apenas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo