Seja um retângulo de espessura uniforme, massa M e lados LA ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Momento de Inércia de Sólido Geométrico
Placa Retangular Fina:
I = m (b² + c²) / 12
.
Substituindo:
I = M (LA² + LB²) / 12
.
Gabarito: Letra B
É importante destacar que os MOMENTOS DE INÉRCIA são divididos em duas categorias: para Áreas e Massas. O primeiro é aplicado às deformações na flexão do elemento de acordo com sua seção transversal. O exemplo pratico e mais comum são as vigas que tem seção retangular, para essa seção o momento de inércia é: b x h³ / 12 (b: base; h: altura).
Para os momentos de inércia de massa, é aplicado o conceito de resistência à rotação do elemento, a sua velocidade angular. Na prática é como chutar uma bola de futebol, quanto maior o raio da bola, maior será o seu momento de inércia de massa e a dificuldade de mudar o movimento rotacional do elemento.
Esses conceitos são difíceis de compreender apenas na teoria, é mais fácil tentar externaliza-los com exemplos práticos. Exposto isso, o MOMENTO DE INÉRCIA DE MASSA (o comando da questão deixa explícito que trata-se da inércia de rotação) do retângulo de espessura uniforme será: M* (LA² + LB²) / 12.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Se o comando da questão fosse o mesmo e mudasse apenas o final de "que passa pelo centro de massa" para "passa pelo final da placa" o Momento já seria outro. É importante gravar os mais usuais tanto para os Momentos de Inércia de área (deformações) quanto para massas (rotação).
RESPOSTA: LETRA B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo