Na topografia, o tipo de erro que tende a neutralizar-se ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
Erros acidentais ou aleatórios: são os erros que permanecem após os anteriores terem sido eliminados. Esses erros, que não seguem nenhum tipo de lei e podem ocorrer em qualquer sentido, tendem a se neutralizar quando o número de observações é grande.
Erros grosseiros: são causados por engano na medição, leitura errada nos instrumentos, na identificação de alvo etc. Normalmente a desatenção do observador ou uma falha no equipamento os ocasionam, cabendo ao operador/observador evitá-los ou detectar a presença deles.
Erros sistemáticos: são erros cuja magnitude e sinal algébrico podem ser determinados seguindo leis matemáticas ou físicas. Devido ao fato de esses erros serem produzidos por causas conhecidas, podem ser evitados por meio de técnicas particulares de observação ou mesmo eliminados mediante a aplicação de fórmulas específicas. Esses erros se acumulam ao longo do trabalho.
Erros instrumentais: ocorrem por imperfeição na fabricação ou no ajuste do instrumento, mas podem ser evitados, realizando técnicas de verificação, calibração e classificação, além de técnicas de observação, em que o operador pode fazer mais de uma leitura para verificar a qualidade de sua medição.
Condições ambientais: vento, temperatura e outros fenômenos podem afetar as medições. Um exemplo é quando ocorre a dilatação de uma trena devido à variação da temperatura.
FONTE: https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/topografia/livros/TOPOGRAFIA%20INFRAESTRUTURA.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo