A respeito das diretrizes do Código de Ética Profissional d...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pela Resolução CFP Nº 010/05, estabelece diretrizes que orientam a prática ética dos psicólogos. Este código enfatiza a responsabilidade do psicólogo em zelar pelo bem-estar do cliente, pela confidencialidade das informações e pelo respeito à dignidade humana.
Analisando a alternativa E:
A afirmação está correta pois, em casos de risco ao usuário do serviço, é permitido ao psicólogo intervir na prestação de serviços de outro profissional. Essa intervenção deve ser feita com imediato aviso ao colega, o que garante a proteção do bem-estar do usuário e alinha-se ao compromisso ético de não causar danos ao atendido.
Analisando as alternativas incorretas:
Alternativa A:
Esta está incorreta porque o psicólogo nunca deve priorizar as políticas organizacionais em detrimento dos princípios e regras do Código de Ética. O código é o guia supremo da prática ética, independentemente do contexto organizacional.
Alternativa B:
Está incorreta porque encaminhar um cliente do serviço público para o atendimento particular do mesmo profissional pode configurar conflito de interesses e quebra de ética. Isso pode ser visto como uso indevido do serviço público para ganho pessoal.
Alternativa C:
Incorreta, pois o procedimento correto ao deixar um serviço é garantir a continuidade do cuidado com o cliente e a transferência responsável dos dados ao próximo profissional, sem necessidade de lacrar materiais e enviar ao CRP.
Alternativa D:
Incorreta porque o Código de Ética proíbe a divulgação de preços de serviços psicológicos em qualquer tipo de publicidade, mesmo respeitando a tabela de honorários, para manter a ética e evitar concorrência desleal.
Entender as diretrizes do Código de Ética é crucial não apenas para responder questões de concursos, mas também para a prática profissional responsável. Ele fornece um alicerce para que os psicólogos ajam em prol do bem-estar dos clientes, assegurando práticas seguras e respeitosas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2005
a) o psicólogo deve considerar a compatibilidade com os princípios do Código, que é primaz;
b) é vedado ao psicólogo;
c) o psicólogo deve repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para sua utilização;
d) é vedado ao psicólogo;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo