Este quadro é compatível com o diagnóstico de

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q222080 Odontologia
Atenção: Para resolução das questões de números 38 e 39, considere o enunciado a seguir:

A mãe de paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, relata que a criança apresenta mal-estar, irritabilidade e febre, com início dos sintomas dois dias antes da consulta.
Durante este período, a mãe observou a presença de lesões na
boca, contendo um líquido amarelo em seu interior, que se
romperam. O exame clínico mostra úlceras nos lábios, língua e
mucosa jugal e o paciente mostra sinais de disseminação da
nfecção. A história clínica da criança inclui a alergia à penicilina.


Este quadro é compatível com o diagnóstico de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - gengivoestomatite herpética primária

A gengivoestomatite herpética primária é uma infecção viral causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Esta condição é mais comum em crianças, geralmente entre 6 meses e 5 anos de idade. Os sintomas incluem febre, mal-estar, irritabilidade e a presença de vesículas que se rompem, resultando em úlceras dolorosas na mucosa oral, lábios, língua e mucosa jugal, exatamente como descrito no caso clínico apresentado na questão. O diagnóstico diferencial deve considerar o histórico clínico e os sinais clínicos específicos, como a disseminação das lesões e a associação com os sintomas virais.

Justificativa para a alternativa correta:

A alternativa D é correta porque a descrição dos sintomas e as lesões observadas na criança são típicos da gengivoestomatite herpética primária. As características como febre, mal-estar, irritabilidade e presença de úlceras após a ruptura de vesículas são indicativos claros dessa condição.

Análise das alternativas incorretas:

A - Mononucleose infecciosa: Esta é causada pelo vírus Epstein-Barr e, embora possa causar lesões na cavidade oral, os sintomas típicos incluem febre, faringite e linfadenopatia cervical, sem a presença de vesículas que evoluem para úlceras como descrito.

B - Gengivite ulcerativa necrosante: Esta doença, também conhecida como GUN, é uma infecção bacteriana que causa dor, hemorragia gengival e ulcerações necrosantes, mas não está associada a vesículas e úlceras generalizadas na cavidade oral como na gengivoestomatite herpética.

C - Estomatite aftosa: Embora cause úlceras orais, a estomatite aftosa normalmente não está associada a sintomas sistêmicos como febre e mal-estar generalizado, e não apresenta vesículas previamente.

E - Herpes zoster: O herpes zoster é causado pelo vírus da varicela-zoster e se manifesta como uma erupção cutânea dolorosa, geralmente em um padrão dermatomal, algo que não se observa nas descrições do caso da criança.

Em resumo, a descrição do caso clínico encaixa-se perfeitamente com a gengivoestomatite herpética primária, tornando a alternativa D a escolha correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A gengivoestomatite herpética primária aparece após um período de incubação de três a nove dias. O quadro clínico inicia-se por mal-estar geral, febre, irritabilidade, cefaleia, perda de apetite, salivação intensa e linfadenopatia. A seguir surgem as manifestações bucais, quase sempre, precedidas de inflamação gengival, representadas por formações de vesículas, especialmente nas gengivas, língua, palato e face interna do lábio, que se rompem dando lugar a ulcerações semelhantes às aftas vulgares, de fundo branco-amarelado, circundadas por zona eritematosa edemasiada, sendo extremamente dolorosas. As lesões persistem de seis a dezasseis dias e reparam sem formação de cicatrizes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo