Observe a especificação abaixo, referente a um tablet.      ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q582336 Noções de Informática
Observe a especificação abaixo, referente a um tablet.

                                         Imagem associada para resolução da questão

                      Tablet Semp Toshiba TA 0703G Android 4.1 Tela 7"

                                        Wi-Fi e 3G Memória 16GB

A citação “16GB" faz referência ao seguinte tipo de memória interna:



Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B) “Ei, João, espera aí! Memória principal e memória RAM são a mesma coisa, não são?”
Pergunto a você: “humano” e “aluno” são sinônimos? A resposta é NÃO! (Calma, não estou dizendo que os alunos não são humanos... Leia o resto.)
Aluno é uma função que pode ser desempenhada por indivíduos de natureza humana (homo sapiens) – não são sinônimos, são relacionados. Humano é natureza, existência: é “ser”. Aluno é função, ocupação: é “estar”.
Memória principal é uma função! Uma memória é chamada de principal porque é nela que são guardadas as informações utilizadas para o computador funcionar.
Memória RAM é um tipo físico de memória, uma “natureza” de memória, diferente de outras como as magnéticas (disquetes) e ópticas (CDs e DVDs). Compete à RAM assumir o papel de memória principal em nossos micros. Mais adiante trataremos nesse assunto com mais detalhamento.

 

Fonte: João Antonio Carvalho (5ª Edição)

Esses 16GB não refere-se à capacidade de armazenamento? Mas nem hoje em dia os dispositivos mais sofisticados não tem esse tamanho de memória RAM, fiquei sem entender, ajudem aí.

Daniel Bittencourt, Flash Ram é outro modo de chamar a Memória Flash.

 

Mas existem sites e livros que falam que Flash Ram é um tipo de memória RAM, o que tornaria essa questão nula.

Memória flash é um tipo de Dispositivo de armazenamento não volátil que pode ser eletricamente apagado e reprogramado.

 

A Toshiba desenvolveu a Memória Flash a partir da Memória EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), em meados da década de 1980, cujos chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação.

 

Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação.

 

Esta memória é comumente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), SSD, MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares - QUE UTILIZAM FLASH RAM!

 

Memória flash é do tipo não-volátil, o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso rápido, embora não tão rápido como a memória volátil (DRAM utilizadas para a memória principal em PCs), e melhor resistência do que discos rígidos. Estas características explicam a popularidade da memória flash em dispositivos portáteis. Outra característica da memória flash é que, quando embaladas em "cartões de memória", são extremamente duráveis, sendo capazes de resistir a pressão intensa, variações extremas de temperatura, e até mesmo imersão em água.

 

Uma limitação é que a memória flash tem um número finito de modificações (escrita/exclusão). Porém este efeito é parcialmente compensado por alguns chips firmware ou drivers de arquivos de sistema de forma dinâmica e escreve contando o remapeamento dos blocos, a fim de difundir as operações escritas entre os setores.

 

Uma extensão óbvia da memória flash seria um substituto para os discos rígidos, já que ela não possui as limitações mecânicas e latência dos mesmos. A ideia de um drive de estado sólido, ou SSD, torna-se atraente se considerarmos velocidade, ruído, consumo de energia e confiabilidade. Porém, ainda existem algumas desvantagens que devem ser consideradas. Por exemplo, o custo por gigabyte de memória flash ainda é maior do que dos discos rígidos.

 

Algumas técnicas estão sendo utilizadas na tentativa de combinar as vantagens das duas tecnologias, usando a flash como uma cache de alta velocidade para arquivos do disco que são muito referenciados mas pouco modificados, tais como aplicativos e arquivos executáveis do sistema operacional

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo