Considerando as regras vigentes quanto à acentuação, analise...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1018726 Português

Os prefeitos de Timbó, Jorge Krüger, e de Indaial, André Moser, estão entre os gestores públicos catarinenses vencedores da etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. [...] A premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas locais que incentivem a formalização, o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social dos municípios. Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 48 projetos, de 34 municípios, nas oito categorias. Os vencedores de cada uma delas irão concorrer na etapa nacional do prêmio, que será realizada no dia 5 de junho, em Brasília (DF). Os projetos finalistas receberam o “Selo Prefeito Empreendedor”. [...]

Disponível : https://ocp.news/politica/prefeitos-de-timbo-e-indaial-vencem-premio-sebrae-prefeito-empreendedor Acesso em: 30/abr/2019.[adaptado]

Considerando as regras vigentes quanto à acentuação, analise as afirmativas a seguir e identifique a(s) correta(s):

I- Sem pensar, a condutora para seu automóvel no meio da rua.

II- Ele sofre enjôos desde a infância.

III- O professor pôde dar aulas tranquilamente ontem.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

I- Sem pensar, a condutora para seu automóvel no meio da rua. → não há diferenciação entre a preposição "para" e o verbo "para", logo está corretamente escrito.

II- Ele sofre enjôos desde a infância. → nas vogais duplicadas "oo" e"ee" não há mais acento: voo, enjoo, creem, veem, leem.

III- O professor pôde dar aulas tranquilamente ontem. → temos o acento diferencial que foi mantido para marcar o pretérito perfeito do indicativo do verbo "poder": ele pôde.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.

Pôde é a forma do verbo poder conjugada na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Indica uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.

FONTE; https://duvidas.dicio.com.br/pode-ou-pode/

COMPLEMENTANDO....

Diferença entre para (verbo) e para (preposição)

1) Com as alterações de grafia trazidas pelo Acordo Ortográfico de 2008, importa analisar se o acento agudo de pára (verbo) foi abolido, ou continua existindo.

2) No passado, a regra era o emprego do acento agudo na forma verbal pára (flexão do verbo parar – ele pára), a fim de diferenciá-la da preposição para.

3) A explicação para essa ocorrência era que o verbo constituía forma tônica, enquanto a preposição era forma átona, de modo que se empregava, assim, na primeira, um acento diferencial de tonicidade.

4) O Acordo Ortográfico de 2008, porém, aboliu, de modo expresso, esse acento agudo da forma verbal para, de modo que, hoje, o correto é escrever sem acento algum tanto a forma verbal como a preposição, como se confere a seguir: a) "Então, estranhamente, sem motivo algum, ele para no semáforo aberto" (3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo parar); b) "Instruções para pouso na água" (preposição).

Fonte: https://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127876,101048-Para+ou+Para#targetText=1)%20Com%20as%20altera%C3%A7%C3%B5es%20de,diferenci%C3%A1%2Dla%20da%20preposi%C3%A7%C3%A3o%20para.

ONDE EU COLOCO O ACENTO DIFERENCIAL?

P(Ô)DE P(Ô)R no P(Ê)LO.

Em duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial que são utilizados para diferenciar palavras homógrafas (de mesma grafia):

- PÔR (verbo) para que não seja confundido com a preposição por;

- PÔDE (o verbo conjugado no passado) para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo