Considerando aspectos e estrutura textuais, é correto afirma...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C) Relatar sobre os dias que o autor passou trancado no apartamento com sua amada, desfrutando de um entendimento que era considerado além do amor.
Alternativa verdadeira no gabarito preliminar.
Esse é o objetivo principal do texto (conforme também será indicado na letra A abaixo). O autor passou dias e dias “trancado” no seu apartamento com sua amante (o fato de constar amada na alternativa não significa que a alternativa estaria errada, isso porque ele ama ela, ela é a amada dele, em que pese ela ser a amante). Durante vários parágrafos ele descreve o amor (na sua visão), relata sobre várias sensações e sentimentos. Inclusive em determinado momento ele afirma: “Nossos corpos tinham chegado a um entendimento que era além do amor”, ou seja, para ele (o autor) o casal estava vivendo tão intensamente sua intimidade nesses dias, que aquilo que viviam era além do amor, era algo a mais, algo superior do que o próprio amor.
LETRA A: Refletir profundamente sobre a invasão do “pequeno mundo” dos amantes, levando o leitor a pensar que o “milagre se acabara”.
Alternativa falsa.
Aqui reside uma linha tênue. O texto de fato traz uma reflexão sobre a intimidade do casal e da invasão de seu “mundo”, contudo, a principal reflexão não é sobre a invasão de seu mundo e sim sobre sua intimidade.
Cada parágrafo tem como foco principal a intimidade do casal que pode ser ofuscada pela “invasão de seu mundo”. O autor conta sobre a intimidade dia após dia até que a amante abre a porta e “o mundo é invadido”. Nessas passagens ele traz como principal foco a intimidade, seus efeitos positivos (ex: amor, afeto, harmonia) e nocivos (ex: fome, fraqueza), a invasão sempre fica “em segundo plano”.
Devemos observar que a questão pergunta expressamente: “o texto tem como principal objetivo?” Então, apesar de haver a reflexão sobre os dois temas, o tema principal é a intimidade, não a invasão.
LETRA B: Expor informações, de forma objetiva, buscando fazer o leitor visualizar e sentir o que está sendo descrito, e discutir sobre tal comportamento.
Alternativa falsa.
O texto não expõe informações de forma objetiva. Na realidade o texto muitas vezes “enrola demais” para descrever qualquer fato e traz uma grande carga de subjetivismo ao mencionar reiteradas vezes os sentimentos/sensações do casal.
LETRA D: Diagnosticar as atuais condições dos amantes, apontando possíveis soluções para os efeitos causados pela fome que os deixou tontos por causa de uma leve fraqueza.
Alternativa falsa.
O texto não fala das condições dos amantes em geral, mas sim do casal em questão, também não aponta soluções para a fome.
texto estranho kkk
Que chatice essa crônica enorme. Cansa o concurseiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo