No período “Se a tolerância com os velhos é entendida assim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448184 Português
Leia o Texto 3 para responder à questão.

Texto 3

A característica da relação do adulto com o velho é a falta de reciprocidade que se pode traduzir numa tolerância sem o calor da sinceridade. Não se discute com o velho, não se confrontam opiniões com as dele, negando-lhe a oportunidade de desenvolver o que só se permite aos amigos: a alteridade, a contradição, o afrontamento e mesmo o conflito. Quantas relações humanas são pobres e banais porque deixamos que o outro se expresse de modo repetitivo e porque nos desviamos das áreas de atrito, dos pontos vitais, de tudo o que em nosso confronto pudesse causar o crescimento e a dor! Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria dar-lhe o nome de banimento ou discriminação.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 1994. 
No período “Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria darlhe o nome de banimento ou discriminação”, a vírgula utilizada depois da palavra “assim” justifica-se pelo mesmo fenômeno sintático que exige o emprego da(s) vírgula(s) que ocorre(m) em: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o tema central da questão para compreendermos a resposta correta. A questão trata do uso das vírgulas em frases para separar elementos ou orações. No fragmento “Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria dar-lhe o nome de banimento ou discriminação”, a vírgula após "assim" é utilizada para separar uma oração subordinada adverbial deslocada, ou seja, uma oração que poderia estar no final da frase, mas foi antecipada para o início.

Alternativa correta: A - Maria, embora estivesse chovendo, foi ao clube.

No caso da alternativa A, temos uma oração subordinada adverbial deslocada: “embora estivesse chovendo”. Observe que, assim como no exemplo do texto, a oração está intercalada na principal, e por isso, é necessário o uso de vírgulas para destacá-la.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

B - Meninos, estudem bastante.

Aqui, a vírgula é utilizada para separar o vocativo "Meninos" do resto da frase "estudem bastante". Não se trata de uma oração subordinada adverbial, mas sim de uma função diferente da vírgula.

C - Rio de Janeiro, fevereiro de 2024.

Nesta opção, a vírgula separa elementos de um endereço ou data, o que mais uma vez, não tem relação com a separação de orações subordinadas.

D - Pedro, Paulo e André foram à escola.

Aqui, as vírgulas são utilizadas para separar elementos de uma enumeração, que é outra função da vírgula e não se relaciona com a sintaxe das orações subordinadas adverbiais.

Espero que estas explicações tenham ajudado a entender a importância do contexto e da função das vírgulas nas frases. Identificar o tipo de oração ou elemento que a vírgula está separando é fundamental para resolver questões desse tipo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a virgula acima foi empregado por se tratar de uma oração subordinada adverbial concessiva deste modo quando deslocado é necessário a virgula.

Caso de Vírgula Explicativa.

GAB.: A

GAB - A

EXPLICATIVA

A virgula no enunciado está intercalando uma oração coordenada explicativa.

O gabarito A, trata-se de uma oração adverbial concessiva (embora), que quando intercalada é colocada entre vírgulas.

Trata-se do mesmo motivo nos dois casos, pois são orações intercaladas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo