Com relação aos processos ocorridos a partir da segunda meta...
A crise econômica de 1973 foi deflagrada pela suspensão das exportações de petróleo por países, do Oriente Médio e do norte da África, de maioria muçulmana, como forma de retaliação ao apoio prestado pelos Estados Unidos da América a Israel durante a Guerra do Yom Kippur.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A crise econômica de 1973, também conhecida como primeiro choque do petróleo, teve como um de seus principais fatores a decisão dos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de suspender as exportações de petróleo para nações que apoiavam Israel durante a Guerra do Yom Kippur. Essa medida afetou significativamente países ocidentais, incluindo os Estados Unidos da América, que eram grandes consumidores de petróleo.
Essa ação dos países exportadores de petróleo, em sua maioria nações de predominância muçulmana localizadas no Oriente Médio e no norte da África, resultou em uma drástica redução da oferta de petróleo no mercado mundial, provocando um aumento expressivo nos preços e impactando a economia global.
Portanto, a afirmativa de que a crise foi desencadeada pela suspensão das exportações de petróleo como retaliação ao apoio dos EUA a Israel é correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma das mais pesadas consequências da Guerra do Yom Kippur foi a deflagração da Crise do Petróleo. Tal crise se instalou logo que os países árabes integrantes da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se negaram a vender petróleo aos países que apoiavam o governo israelense. No curto prazo, esta sanção econômica motivou várias nações a descobrirem fontes de energia que reduzissem a dependência em relação aos derivados do petróleo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo