A etringita, um dos produtos de hidratação do cimento Portl...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A etringita tardia, também conhecida como DEF (Delayed Etringite Formation), se forma ou recristaliza em materiais cimentícios já endurecidos. Isso ocorre quando as temperaturas de hidratação do cimento ficam acima de 65°C. Em algumas situações, a etringita primária pode não se formar ou se dissolver em materiais solúveis.
Essa condição pode causar problemas patológicos em estruturas de concreto. Portanto, é importante considerar a temperatura de lançamento do concreto para evitar essas manifestações indesejadas
Formação de etringita tardia (sulfatos fornecidos pelo próprio concreto)
Cura térmica deve ser feita de forma que a temperatura do concreto não ultrapasse 65 ºC, acima da qual a etringita se torna instável, promovendo sua decomposição em monossulfatos (AFm) e em íons sulfato.
Esses íons sulfato são adsorvidos pelo C-S-H, onde permanecem por tempo indeterminado até serem dissolvidos (processo de dessorção)
Os íons sulfato liberados pelo processo de dessorção passam a participar das reações mostradas na Figura 4, apresentando as mesmas consequências que o sulfato vindo de uma fonte externa.
Como este processo ocorre já durante a fase de uso da estrutura, é chamado de formação de etringita tardia.
fonte: curso de patologia do governo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo