Acerca de compras e distribuição de materiais, julgue os ite...
Produtos de alto valor unitário e baixa frequência de compra, assim como mercadorias que apresentam pequeno número de compradores concentrados em uma mesma área de abrangência, devem utilizar vias de distribuição indireta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os três casos apresentados na questão tendem a favorecer a utilização de distribuição direta:
Alto valor unitário - produtos de alto valor unitário tendem a ter menor sensibilidade aos custos de transportes e clientes com maior sensibilidade aos níveis de serviços. Portanto, a contratação de transportes mais caros para entrega direta tende a se justificar.
Baixa frequência de compra - compras de baixa frequência tendem a tornar mais difícil a utilização de distribuidores, uma vez essas operações se justificam justamente a partir do alto giro de produtos.
Mercadorias que apresentam pequeno número de compradores contrador e uma mesma área - a concentração tende a justificar a entrega direta, uma vez que não há necessidade de se desagregar a entrega em entregas menores. O limite da concentração é a entrega a um único ponto, na qual a entrega direta estará plenamente justificada. Portanto, quanto mais concentrado, mais direta tende a ser a distribuição.
Distribuição de materiais é a atividade derradeira da gestão de almoxarifados, cuja finalidade é fazer chegar o material em perfeitas
condições ao usuário. Há autores que fazem a seguinte divisão:
- Distribuição interna: diz respeito à distribuição de materiais internamente à organização, para a continuidade de seu processo
de trabalho.
- Distribuição externa: trata da entrega dos produtos acabados a seus clientes, o que pode envolver mais de um meio de transporte.
Questão Errada - Distribuição direta é aquela que é feita diretamente do fornecedor ao cliente. Distribuição indireta é aquela que passa por um distribuidor.
Os três casos apresentados na questão tendem a favorecer a utilização de distribuição direta:
- Alto valor unitário - produtos de alto valor unitário tendem a ter menor sensibilidade aos custos de transportes e clientes com maior sensibilidade aos níveis de serviços. Portanto, a contratação de transportes mais caros para entrega direta tende a se justificar.
- Baixa frequência de compra - compras de baixa frequência tendem a tornar mais difícil a utilização de distribuidores, uma vez essas operações se justificam justamente a partir do alto giro de produtos.
- Mercadorias que apresentam pequeno número de compradores contrador e uma mesma área - a concentração tende a justificar a entrega direta, uma vez que não há necessidade de se desagregar a entrega em entregas menores. O limite da concentração é a entrega a um único ponto, na qual a entrega direta estará plenamente justificada. Portanto, quanto mais concentrado, mais direta tende a ser a distribuição.
Facebook professor AGAMENON
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo