Para o perfil climático de Belém, quais estratégias passivas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236701 Arquitetura
Para o perfil climático de Belém, quais estratégias passivas de envoltória são mais indicadas? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C.

A questão aborda a escolha das estratégias passivas de envoltória mais indicadas para o perfil climático de Belém, uma cidade localizada na região Norte do Brasil, caracterizada por um clima quente e úmido. Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimento sobre técnicas de conforto ambiental e arquitetura bioclimática, especificamente para climas quentes e úmidos.

Justificativa da Alternativa Correta (C): A alternativa C sugere o uso de materiais leves e refletores, que ajudam a reduzir a absorção de calor, mantendo o ambiente interno mais fresco. A ventilação cruzada é essencial para promover a circulação de ar, removendo o ar quente do interior da edificação. Janelas grandes com abertura total e sombreadas permitem a entrada de luz natural e ventilação, enquanto o sombreamento protege contra a incidência direta do sol. A orientação leste é favorável para aproveitar a luz da manhã, quando as temperaturas são mais amenas.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa sugere o uso de materiais pesados e não refletores, que podem reter e irradiar calor, aumentando a sensação de calor no interior. A ventilação cruzada é adequada, mas janelas grandes com abertura parcial não aproveitam totalmente o potencial de ventilação. A orientação nascente é positiva, mas não compensa os outros fatores inadequados.

Alternativa B: Os materiais pesados e refletores podem refletir o calor, mas a ventilação unilateral é menos eficiente do que a ventilação cruzada. Janelas médias com abertura total e sombreadas são adequadas, mas preferem-se janelas grandes. A orientação nascente é correta. Entretanto, a combinação de fatores não é a mais eficiente.

Alternativa D: A proposta de materiais leves ou pesados e refletores é ambígua. A ventilação cruzada é adequada, mas janelas médias com abertura parcial não maximizam a ventilação. A orientação poente é inadequada, pois expõe a edificação ao sol da tarde, que é mais intenso.

Alternativa E: Apesar de sugerir materiais leves e refletores e ventilação cruzada, que são apropriados, a orientação nascente é adequada, mas janelas grandes com abertura parcial não otimizam a ventilação como seria desejável.

Portanto, a alternativa C é a que melhor se adequa ao perfil climático de Belém, otimizando o conforto térmico através do uso de materiais e técnicas que minimizam o ganho de calor e maximizam a ventilação natural.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a NBR 15220-3 Zoneamento Bioclimático:

Belém está na Zona Bioclimática 8.

Aberturas para ventilação: Grandes

Sombreamento das aberturas: Sombrear aberturas 

Parede: Leve refletora

Cobertura: Leve refletora

Tabela 24 - Estratégias de condicionamento térmico passivo para a Zona Bioclimática 8

Verão: J) Ventilação cruzada permanente

LETRA C

úmido , logo ,grandes aberturas !!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo