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Q2004192 Conhecimentos Gerais
Pensar a cultura em termos de processo e, portanto, que está sempre em transformação torna possível encontrar nas experiências dos africanos da diáspora evidências de uma gama de vivências complexas nas quais estão expressos valores culturais ressignificados e reinventados.
MALAVOTA, Claudia Mortari. Construindo Vidas na Diáspora: os africanos da cidade de Desterro, Ilha de Santa Catarina (século XIX). História (São Paulo) v. 32, p. 281-303, jan./jun. 2003. p. 283.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O tráfico atlântico, o desenraizamento e a escravidão dos africanos destruíram os vínculos que estes possuíam na África, mas não a consciência que permitiu a reinvenção das identidades e o estabelecimento de novas estratégias de sobrevivência. 2. Para designar a dispersão dos povos africanos pelo Atlântico, a historiografia passou a usar o conceito de diáspora por considerar que aqueles povos carregavam consigo a promessa do retorno redentor a sua terra de origem. 3. Embora saibamos que a formação identitária é um processo cultural complexo, no contexto da escravização, a redefinição das identidades dos cativos pode ser vista como escolhas políticas. 4. Em diversos locais como na Ilha de Santa Catarina formaram-se as Irmandades Religiosas. Estas constituíam espaço de devoção, mas serviam sobretudo aos senhores, que poderiam controlar a movimentação de escravizados e libertos. Por isso proibiam o estabelecimento de laços de amizade e solidariedade. 5. Durante a vigência da escravidão, não era proibido que os escravizados formassem família, mas os casais eram formados entre indivíduos pertencentes ao mesmo proprietário, e era proibido o contato entre eles nas ruas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

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Vamos analisar a questão sobre a cultura africana na diáspora. Esse tema envolve entender como os africanos mantiveram e transformaram suas identidades e culturas após a escravização e deslocamento forçado ao longo do Atlântico.

A alternativa A é a correta: "São corretas apenas as afirmativas 1 e 3".

Agora, vamos justificar as escolhas:

1. O tráfico atlântico, o desenraizamento e a escravidão dos africanos destruíram os vínculos que estes possuíam na África, mas não a consciência que permitiu a reinvenção das identidades e o estabelecimento de novas estratégias de sobrevivência. - Essa afirmativa é verdadeira. Ela destaca como, apesar das adversidades, os africanos conseguiram redefinir suas identidades, preservando suas culturas de maneira reinventada.

2. Para designar a dispersão dos povos africanos pelo Atlântico, a historiografia passou a usar o conceito de diáspora por considerar que aqueles povos carregavam consigo a promessa do retorno redentor a sua terra de origem. - Esta afirmativa é incorreta. A diáspora africana é mais sobre a dispersão e adaptação dos povos africanos, não sendo necessariamente ligada à ideia de retorno à terra de origem.

3. Embora saibamos que a formação identitária é um processo cultural complexo, no contexto da escravização, a redefinição das identidades dos cativos pode ser vista como escolhas políticas. - Esta afirmativa é verdadeira. Os cativos muitas vezes tomavam decisões sobre suas identidades como um meio de resistência e adaptação política.

4. Em diversos locais como na Ilha de Santa Catarina formaram-se as Irmandades Religiosas. Estas constituíam espaço de devoção, mas serviam sobretudo aos senhores, que poderiam controlar a movimentação de escravizados e libertos. Por isso proibiam o estabelecimento de laços de amizade e solidariedade. - Esta afirmativa é incorreta. As Irmandades Religiosas eram espaços que também permitiam uma certa organização e solidariedade entre os escravizados, ainda que sob vigilância dos senhores.

5. Durante a vigência da escravidão, não era proibido que os escravizados formassem família, mas os casais eram formados entre indivíduos pertencentes ao mesmo proprietário, e era proibido o contato entre eles nas ruas. - Esta afirmativa é incorreta. Embora houvesse restrições e controles, não era uma regra geral que os escravizados só pudessem formar casais dentro do mesmo proprietário ou que fosse proibido o contato nas ruas.

Compreender essas características da cultura e resistência africana na diáspora é crucial para interpretar corretamente as questões. Persevere nos estudos e você estará cada vez mais preparado!

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Comentários

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Resposta letra A.

Comentando as erradas.

2 - Diáspora Africana foi o processo de migração forçada exercido durante a Idade Moderna ao final do século XIX, principalmente africanos de pele escura. Os descendentes de escravos brasileiros, que voltaram para alguns países africanos e formaram comunidades receberam o nome de Tabons - assim como os agudás e os amarôs, que se fixaram no Togo, no Benin e na Nigéria - entre meados do século 18 e início do século 20, em um movimento descrito como "diáspora reversa".

4 - Eram permitidos laços de amizade e solidariedade entre os membros das Irmandades Religiosas.

5 - Os casamentos entre escravos eram incentivados pelos proprietários.

Fontes:

https://www.palmares.gov.br/?p=53464

https://www.nationalgeographicbrasil.com/portfolio/2018/08/tabom-comunidade-escravos-gana-africa-brasil-lingua#:~:text=Os%20tabons%20%E2%80%93%20assim%20como%20os,por%20alguns%

20pesquisadores%20como%20%22di%C3%A1spora

https://ndmais.com.br/cidadania/segregacao-racial-escondida/

https://ensinarhistoria.com.br/familias-escravas-no-brasil/

Gab A

Comentando as erradas.

II- A diáspora, neste sentido, constituiu um processo complexo que envolveu a promoção de guerras em África e a destruição de sociedades; captura de homens, mulheres e crianças; travessia do atlântico que durava em média 40 dias (entre Angola e Bahia, por exemplo); a inserção brutal em uma nova sociedade; lutas por liberdade e sobrevivência e a construção de novas identidades. As sociedades construídas com base no processo de diáspora africana, apesar das marcas estruturais decorrentes do passado escravocrata, conectam-se social e culturalmente, seja por meio da história e deste passado comum, das manifestações artísticas, da ciência, da religiosidade, da black music, do jazz, do soul, do reggae, do samba ou seja eles carregavam consigo a determinação do povo africano, onde quer que estivessem eles continuaram com sua cultura e não apenas voltar para a África, mais fazer florescer sua cultura onde estivessem.

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