A ênfase na chamada “transição” da escravidão (ou do escrav...
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: as últimas décadas da escravidão na Corte. SP: Companhia das Letras, 2011. p.20.
Com esta afirmação, o autor procura evidenciar que:
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê.
O autor Sidney Chalhoub, em sua obra "Visões da Liberdade", aborda a problemática da visão linear e previsível da transição da escravidão para o trabalho livre. Ele critica a ideia de que essa mudança histórica pode ser explicada apenas pela lógica da produção e do mercado, desconsiderando as intenções e as lutas dos próprios agentes sociais.
Com isso, Chalhoub evidencia que essa visão simplista e determinista é errônea, pois considera que a decadência e a extinção da escravidão foram inevitáveis e fora do alcance das intenções e das lutas dos próprios agentes sociais. Ou seja, ele critica a ideia de que os acontecimentos históricos foram pré-determinados e lineares, ignorando as complexidades e os conflitos sociais envolvidos no processo.
Vamos analisar as alternativas para entender melhor:
A - Incorreta. O autor não está afirmando que o conceito de "transição" é mais adequado que "processo histórico". Ele critica justamente a noção de previsibilidade e linearidade associada à ideia de transição.
B - Correta. Chalhoub argumenta que a visão de que a transição da escravidão ao trabalho livre foi inevitável desconsidera as intenções e lutas dos agentes sociais, tornando-se uma visão errônea.
C - Incorreta. Embora use termos ligados ao marxismo, o autor não afirma que só essa teoria pode explicar a transição. Ele critica a visão reducionista de que a mudança pode ser explicada apenas pela lógica de produção e mercado.
D - Incorreta. A questão não aborda a marginalização dos ex-escravos como um ponto central da argumentação do autor.
E - Incorreta. Chalhoub não está discutindo a aceitação de diferentes visões sobre a escravidão no Brasil, mas sim criticando a noção de inevitabilidade e previsibilidade na transição para o trabalho livre.
Portanto, a alternativa B é a que melhor representa a crítica de Chalhoub à visão linear e determinista da transição da escravidão para o trabalho livre.
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