São fatores que afetam o balanço hídrico de um paciente, EXC...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A dieta influencia no balanço hídrico uma vez que a quantidade de líquido ingerida deve ser computada, e uma refeição pode ter uma ingesta hídrica maior ou menor dependendo do tipo de dieta e alimentos ofertados.
A distribuição de água varia de acordo com a idade. O interstício corresponde a 45% no recém-nascido, a 30% no lactente e a 15% no adulto, o que explica a facilidade de trocas hídricas na criança de até 2 anos, quando a desidratação não tratada a tempo é importante causa de morte. Portanto a idade interfere no balanço hídrico.
Algumas situações clínicas podem alterar a função renal no controle do equilíbrio hidroeletrolítico.
O peso varia muito com o quadro clínico, a retenção ou não de líquido e com o consumo calórico. Portanto, o peso não é o melhor dado para mensurar o balanço hídrico.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Ceneviva R, Vicente YAMVA. Equilíbrio hidroeletrolítico e hidratação no paciente cirúrgico. Medicina (Ribeirão Preto); 41 (3): 287-300. 2008.
Bottosso, Rosa Maria et al. Manual do processo e sua aplicação na Unidade de Terapia Intensiva Adulto – UTIA. Rosa Maria Bottosso, Alan das Chagas Rodrigues. Hudean Elen Silva Costa Coelho. Universidade Federal de Mato Grosso. Hospital Universitário Júlio Müller. Cuiabá, Mato Grosso, 2006.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Peso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo