Observe a charge abaixo. Fonte: Santos, José Sérgio dos. De...
Fonte: Santos, José Sérgio dos. Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios: concreto armado e protendido. São Paulo: Oficina de Textos, 2017.
A charge acima refere-se à resistência ao amplo uso do concreto protendido no segmento da construção de edifícios residenciais e comerciais, principalmente por parte de construtores e projetistas calculistas. Com base no assunto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas seguintes.
( ) A protensão proporciona leveza e flexibilidade de espaços ao projeto de arquitetura.
( ) A protensão até bem pouco tempo atrás era sinônimo de grandes estruturas, sendo aplicada somente em pontes e viadutos.
( ) As cordoalhas engraxadas permitem o emprego mais acessível da protensão na construção de edifícios residenciais e comerciais.
( ) A protensão aderente (com bainhas) é amplamente empregada em edifícios residenciais e comerciais.
( ) Em lajes nervuradas, a protensão somente pode ser emprega nas vigas-faixas.
A sequência correta é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o disposto no livro Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios: concreto armado e protendido de José Sérgio dos Santos:
( V ) A protensão proporciona leveza e flexibilidade de espaços ao projeto de arquitetura.
10.4 Protensão de lajes
A protensão de lajes pode ser usada para resolver esse problema, sendo possível utilizá-la tanto em lajes maciças quanto em nervuradas. (Pág. 102).
( V ) CORRETA
( V ) As cordoalhas engraxadas permitem o emprego mais acessível da protensão na construção de edifícios residenciais e comerciais.
As cordoalhas engraxadas são uma tecnologia utilizada na protensão de estruturas, especialmente em edifícios residenciais e comerciais, que permite um emprego mais acessível da protensão. A protensão é um método de reforço de estruturas de concreto em que cabos de aço (cordoalhas) são tensionados antes de o concreto ser colocado. Isso resulta em uma compressão prévia nas peças de concreto, o que ajuda a compensar as tensões de carregamento a que a estrutura estará sujeita ao longo do tempo.
As cordoalhas engraxadas se referem ao uso de cordoalhas revestidas com uma camada de graxa ou material lubrificante antes da aplicação da tensão. Isso reduz o atrito entre as cordoalhas e o concreto, permitindo que as forças de protensão sejam transmitidas de maneira mais eficiente para a estrutura. Além disso, essa técnica também facilita a detecção e correção de eventuais falhas ou perdas de protensão ao longo do tempo.
( F ) A protensão aderente (com bainhas) é amplamente empregada em edifícios residenciais e comerciais.
Esse método de protensão é mais comum em estruturas de grande porte, como pontes, viadutos, estruturas de contenção e outras aplicações que exigem alta capacidade de carga e resistência.
A protensão aderente envolve a inserção das cordoalhas dentro de bainhas de plástico ou metal, que são preenchidas com um material aderente para melhorar a adesão entre as cordoalhas e o concreto. Essa técnica é complexa e requer cuidados especiais durante o processo de protensão, além de ser mais custosa em comparação com outras técnicas de protensão, como as cordoalhas engraxadas.
( F ) Em lajes nervuradas, a protensão somente pode ser emprega nas vigas-faixas.
A protensão pode ser aplicada nas vigas-faixas e também nas nervuras da laje. A técnica de protensão é usada para melhorar o desempenho estrutural das lajes nervuradas, reduzindo as deformações e fissuras causadas pelas cargas aplicadas.
Nas lajes nervuradas, as nervuras são os elementos que ajudam a distribuir as cargas e reforçar a estrutura. A aplicação da protensão nas nervuras das lajes nervuradas ajuda a pré-comprimir as nervuras e o restante da laje, o que resulta em uma melhoria da capacidade de carga e da rigidez da estrutura.
LETRA E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo