Julgue o item a seguir. O princípio da legalidade é a pedra ...
Julgue o item a seguir.
O princípio da legalidade é a pedra angular das liberdades
individuais. Sem ele, estaríamos sujeitos à tirania de um
governo que agiria de acordo com seus próprios
interesses, em vez de respeitar os direitos e as proteções
legais de seus cidadãos. Assim, é correto afirmar que o
princípio da legalidade é um dos pilares do Direito
Administrativo.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão direta e objetiva. O princípio basilar é O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE.
CERTO
Do princípio da legalidade decorrem todos os demais (impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). A Lei é o limite para a atuação dos agentes públicos.
Que questão mais linda!!!
Gabarito; correto
são princípios expresso na CF
legalidade,impessoalidade, modalidade, eficiência
Princípio da Legalidade
Os princípios administrativos são os valores, as diretrizes e os mandamentos que orientam a atuação administrativa.
Os princípios podem ser expressos CF ou outras normas jurídicas) ou implícitos Princípios expressos na CF/88 (art. 37, caput): LIMPE → Legalidade Impessoalidade, Moralidade Publicidade Eficiência.
São aplicáveis a toda a Administração Pública, direta e indireta, de qualquer dos Poderes, da União, dos Estados, do DF e dos Municípios e aos particulares no exercício da função pública.
Já os princípios implícitos não constam taxativamente em uma norma jurídica geral, mas decorrem de elaboração doutrinária e jurisprudencial.
Apesar de haver princípios basilares do Direito Administrativo, não há hierarquia entre os princípios Princípio da Legalidade:
A legalidade apresenta dois significados distintos.
Para os administrados, isto é para as pessoas e as organizações em geral, tudo o que não for proibido será permitido, pois ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Já para a Administração, o princípio da legalidade impõe que ela só poderá agir quando houver previsão legal determinando ou autorizando a sua atuação.
O princípio envolve qualquer tipo de norma, incluindo atos secundários como os decretos e instruções normativas. No entanto, os atos secundários não podem criar direitos e obrigações.
Princípio da Legalidade x Reserva Legal: Princípio da Legalidade: a autuação administrativa deve pautar-se na lei em sentido amplo abrangendo qualquer tipo de norma;
Princípio da Reserva Legal determinadas matérias devem ser regulamentadas necessariamente por lei formal (lei em sentido estrito – leis ordinárias e complementares). Exceções ao princípio da legalidade: a) Edição de medidas provisórias (CF, art. 62), situações de relevância e urgência; b) Decretação do estado de defesa (CF, art. 136), “grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza” e c) Decretação do estado de sítio (CF, arts. 137 a 139) “comoção grave de repercussão nacional”, “ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa” ou de “declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira”.
Princípio da Juridicidade (ampliação do conceito de legalidade) – o administrado não está sujeito apenas à lei, mas a todo ordenamento jurídico, consequentemente, a discricionariedade administrativa fica mais reduzida
Fonte: PDF do Estratégia Concursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo