A abordagem ergonômica aos componentes do Programa de Necess...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236712 Arquitetura
A abordagem ergonômica aos componentes do Programa de Necessidades Arquitetônico (PNA) por meio da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) contribui para aprimorar suas diretrizes, propiciando soluções às demandas do projeto e suprindo as exigências de seus usuários. A ergonomia do trabalho, uma das principais vertentes desta área de conhecimento, visa a compreender a estrutura interna das atividades e permite interpretar a natureza dos problemas da forma como estes são tratados pelos operadores, incluindo a maneira como o trabalho é organizado, como as tarefas são definidas e divididas pelas equipes e pela hierarquia. Os horários de produção, os ritmos e as possibilidades para os integrantes das equipes delimitarem o escopo do seu trabalho com relação ao tempo e ao espaço também são fundamentais para o processo de compreensão do trabalho, permitindo atribuir ao espaço um papel importante como recurso de gerenciamento. No que se refere à integração entre ergonomia e projeto arquitetônico, é correto afirmar: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Considerando o Programa de Necessidades Arquitetônico (PNA) por meio da Análise Ergonômica do Trabalho (AET):

A AET, ao contemplar apenas as atuais necessidades de operação, inviabiliza sua utilização por desconsiderar a flexibilidade que comportasse a implantação de novos produtos em um PNA para uma edificação industrial.

LETRA C

Aparentemente correta, a resposta, todavia, não tem validade absoluta. A flexibilização depende, fundamentalmente, do conceito adotado para "edificação industrial". Existem unidades industriais concebidas especificamente para um tempo curto de produção e cuja especificidade tecnológica é fixada com tempo determinado, findo o qual são desmobilizadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo