Primavera Árabe é o nome dado à onda de protestos, revoltas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004203 História
Primavera Árabe é o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/ primavera-arabe-resumo/
A respeito da chamada Primavera Árabe, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Primavera Árabe representa um momento histórico de grande importância, iniciado em 2011, caracterizado por uma série de protestos e revoluções em diversos países do mundo árabe. Os motivos para tais movimentos sociais incluíram questões econômicas, como a crise financeira global que afetou duramente as economias locais, e questões políticas, particularmente a falta de democracia e liberdade nos países da região.

As altas taxas de desemprego e o custo elevado dos alimentos foram catalisadores que mobilizaram a população a exigir melhores condições de vida e mudanças políticas. As manifestações populares eram, portanto, uma resposta direta ao agravamento das condições de vida, à opressão e à corrupção governamental.

Dentro das alternativas apresentadas, a correta é a letra E, que enumera os países diretamente envolvidos nos levantes da Primavera Árabe: Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein. Esses países foram palcos de significativas manifestações e, em alguns casos, mudanças de governo. As revoluções tiveram diferentes desfechos em cada um desses lugares, mostrando a complexidade e diversidade dos contextos políticos e sociais em questão.

É importante ressaltar que, apesar de certos avanços em direção a regimes mais democráticos, como as eleições na Tunísia e no Egito, muitos desses países ainda enfrentam desafios significativos para alcançar uma verdadeira estabilidade política e social.

Fonte: Guia do Estudante - Primavera Árabe

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra E.

A Primavera Árabe foi uma onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte da África na qual a população foi às ruas para derrubar ditadores e/ou reivindicar melhores condições de vida. Como resultado da Primavera Árabe temos o Inverno Árabe que são as consequências negativas advindas dos protestos, como guerras civis, violência em larga escala, crises humanitárias, criscimento de grupos fundamentalistas e jihadistas e, instabilidade economia e governamental.

Saldo da Primavera Árabe:

  • Seis governos derrubados (Tunísia, Egito e Iêmen duas vezes);
  • Cinco protestos provocando mudanças governamentais (Jordânia, Omã, Kuwait, Marrocos e Líbano);
  • Cinco protestos menores (Palestina, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Mauritânea e Somália);
  • Quatro grandes protestos (Israel, Argélia, Irã e Sudão);
  • Uma desordem civil provocando mudanças governamentais (Bahrain); e,
  • Três guerras civis (Síria, Iraque, Líbia).

Fonte:

https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=53&articulo=53-2017-05

https://outraspalavras.net/sem-categoria/arabes-desbravam-uma-nova-democracia/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo