Leia o texto a seguirCineasta síria protesta em frente à ONU...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004205 História
Leia o texto a seguir
Cineasta síria protesta em frente à ONU contra bombardeio de hospitais
Waad al-Kateab, a diretora do filme sírio indicado ao Oscar “For Sama”, protestou na quinta-feira (30) em frente à sede da ONU para denunciar o bombardeio de hospitais em seu país devastado pela guerra. “Vergonha, ONU; vergonha (secretário-geral António) Guterres; vergonha!”, gritou a cineasta, cujo documentário sobre sua vida em Aleppo, sob cerco, disputará o Oscar deste ano. (30/jan./2020)
Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/cineasta-siria-protesta-em-frente-a-onu-contra-bombardeio-de-hospitais/
Assinale a alternativa correta a respeito da Guerra Civil envolvendo a Síria e dos desdobramentos dos últimos anos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Guerra Civil Síria, um dos mais trágicos conflitos contemporâneos, possui diversas facetas e desdobramentos. Analisando as alternativas apresentadas e os eventos reais, podemos verificar que a resposta correta é a alternativa A, pois a guerra teve, de fato, origem nos levantes populares que ficaram conhecidos como Primavera Árabe em 2011. Estes protestos demandavam mudanças políticas e representavam uma oposição ao governo de Bashar Al-Assad.

A alternativa B está incorreta, pois a Síria, sob a liderança de Bashar Al-Assad, não tem apoio dos Estados Unidos, que têm se posicionado contra o governo sírio, principalmente devido a questões de direitos humanos e uso de armas químicas.

A alternativa C também é equivocada, pois enquanto os curdos têm procurado estabelecer uma região autônoma, eles não estão tentando expandir o território para controle marítimo.

Em relação à alternativa D, que é a resposta correta do gabarito, apesar de não ter sido deflagrada por revelações do WikiLeaks, a guerra teve sim um contexto de descontentamento com o governo por parte de diversos setores da sociedade síria, mas as razões são mais complexas e relacionadas a repressão política, desigualdade e questões étnicas e religiosas.

Por fim, a alternativa E não está correta, pois o presidente Bashar al-Assad pertence à minoria alauíta e não ao grupo sunita, que é o maioritário na Síria. Seu governo tem sido caracterizado por uma brutal repressão aos opositores durante o conflito.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao meu ver esse gabarito está errado.

A resposta correta deveria ser a letra A.

A Guerra Civil da Síria (15 de março de 2011-presente) tem a ver com os protestos iniciados em 2011 exigindo mudanças governamentais no país. Os protestos aumentaram de volume, o que gera, até os dias atuais uma guerra de influência mundial no Oriente Médio, principalmente com o envolvimento da Russia (pró-governo), Estados Unidos (oposição) e do Estado Islâmico.

Em relação a letra D.

O WikiLeaks é uma organização multinacional que armazena e divulga informações de relevancia mundial, principalmente dados desclassificados ou falsificados de diversas nações. Os documentos abordam crimes de guerra tomados durante a Guerra do Afeganistão, no Iraque, manuais de instruções oficiais dos governos dos Estados Unidos para tortura e assassinato, graves violações de direitos humanos, corrupção interna e espionagem orquestrados pelos países, principalmente Estados Unidos.

Fonte:

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-civil-na-siria.htm

https://outraspalavras.net/sem-categoria/wikileaks-a-vergonha-dos-eua-exposta/

Ao meu ver o GAB deveria ser a letra A.

A guerra na Síria começou quando manifestações na cidade de Deraa a favor da democracia influenciados pela Primavera Árabe em meados de 2011, foram fortemente reprimidas pelo governo autoritário de Bashar que sucedeu seu pai em 2000 no governo Sírio. Dura até hoje o conflito

O Gab D que a banca coloca como certa está totalmente errada, visto que denuncias de corrupção no governo da Síria vem bem antes do que o próprio governo de Bashar que iniciou em 2000 e o (WikiLeaks) 2006 revelou apenas piadinhas trocadas pelo ditador Bashar e não segredos de estado como aconteceu no caso dos EUA.

Disponível em:

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo