“Se o sujeito moral é aquele que encontra em sua consciênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2184969 Filosofia
“Se o sujeito moral é aquele que encontra em sua consciência as normas da conduta virtuosa, submetendo-se apenas ao bem e jamais a poderes externos à consciência, como falar em comportamento ético por dever? Este não seria o poder externo de uma vontade externa (Deus), que nos domina e nos impõe suas leis, forçando-nos a agir em conformidade com regras vindas de fora de nossa consciência? [...]. Um dos filósofos que procurou resolver essa dificuldade foi ______. Para ele, a consciência moral e o sentimento do dever são inatos, são ‘a voz da natureza’ e o ‘dedo de Deus’ em nosso coração. Apesar do pecado do primeiro homem, conservamos em nosso coração vestígios da bondade original e por isso nascemos puros e bons, dotados de generosidade e de benevolência para com os outro”.
(CHAUÍ, 2009).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é D - Jean-Jacques Rousseau.

Para entender o tema abordado pela questão, é importante compreender os conceitos de ética e moralidade no contexto filosófico. A questão fala sobre o sujeito moral e suas normas de conduta. Alguns filósofos acreditam que a consciência moral é algo inato, já presente em nós quando nascemos, o que se alinha com a ideia de uma bondade original e pureza natural.

Jean-Jacques Rousseau é o filósofo que melhor se encaixa nessa descrição. Rousseau acreditava que o homem nasce bom e é a sociedade que o corrompe. Para ele, a consciência moral não é imposta de fora, mas faz parte da natureza humana, como uma 'voz' interna. Ele via a moralidade e o sentimento de dever como inatos, o que se reflete no excerto mencionado.

Justificando as alternativas incorretas:

A - Aristóteles: Aristóteles tem uma visão diferente da ética. Ele se concentra na ideia da virtude como um hábito adquirido e não como algo inato. Para ele, a moralidade está relacionada à razão e ao desenvolvimento de virtudes através da prática.

B - Immanuel Kant: Kant também tem uma abordagem distinta. Ele é conhecido por sua ética deontológica, onde a moralidade é baseada no cumprimento do dever através de imperativos categóricos, que são universais e racionais. Embora Kant fale em 'lei moral', seu enfoque não é na bondade inata, mas na razão prática.

C - Baruch Espinosa: Espinosa vê a ética de maneira mais racional e panteísta, considerando que tudo está sob a ordem da natureza e deve ser compreendido através da razão. Ele não fala sobre a bondade inata ou uma moralidade natural interna.

Assim, Rousseau é o filósofo que adequadamente se encaixa na descrição apresentada na questão, pois ele é conhecido por ressaltar a pureza e bondade original do homem e a moralidade inata.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

?????????

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo