Primavera Árabe é a forma como ficou conhecido o conjunto de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2346002 História
Primavera Árabe é a forma como ficou conhecido o conjunto de protestos realizados em países árabes do Norte da África e do Oriente Médio a partir de dezembro de 2010 contra regimes autoritários e por melhorias na qualidade de vida da população.
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera-Arabe.htm. Acesso em: 07/10/2023.) 

A respeito da Primavera Árabe, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(    ) Foi um conjunto de manifestações populares que aconteceram nos países de língua árabe do Norte da África e do Oriente Médio a partir de 2010.
(    ) Governos autoritários, truculência policial, desemprego e outras consequências da crise econômica de 2008 estão entre as principais causas da Primavera Árabe.
(     ) As principais reivindicações dos protestos eram o fim das monarquias e o estabelecimento de uma teocracia, a reforma política, em alguns casos, e a melhoria na qualidade de vida da população.
(    ) As redes sociais desempenharam um papel diminuto no compartilhamento de informações e na organização dos protestos, em virtude das restrições à liberdade de expressão.
(    ) A repressão aos protestos e os conflitos gerados a partir de então também resultaram em uma guerra civil na Síria, que perdura até o presente.
(     ) Trouxe consigo várias consequências, como mortos e feridos pela repressão, além de refugiados, crises políticas e conflitos internos, incluindo guerras civis.

A sequência está correta em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Primavera Árabe, conhecida também por esse nome, representa uma série de manifestações e revoltas que ocorreram em países de língua árabe na África do Norte e Oriente Médio, iniciadas no final de 2010. Tais protestos foram motivados por uma insatisfação popular com regimes autoritários e a busca por melhorias nas condições de vida da população.

Esses movimentos sociais contaram com diversas causas, entre elas a opressão política, a violência policial, o alto índice de desemprego e os efeitos prolongados da crise econômica global de 2008. Por conseguinte, esses fatores levaram a uma onda de descontentamento que impulsionou as massas a reivindicar mudanças significativas.

Os protestos buscaram não somente o fim de monarquias e regimes autoritários, mas também a reforma política em alguns casos e, em geral, uma melhoria na qualidade de vida da população. A questão da teocracia não era um objetivo central e unificado dos movimentos, e sim as demandas por democracia, liberdade e direitos sociais.

Contrariamente ao que poderia se esperar em países com restrições à liberdade de expressão, as redes sociais tiveram um papel fundamental na disseminação de informações e na organização dos protestos. A comunicação pelas redes sociais permitiu que os ativistas contornassem censuras e mobilizassem apoio dentro e fora de seus países.

A repressão violenta aos protestos e os conflitos resultantes foram de grande magnitude, levando a uma guerra civil na Síria, que infelizmente se perpetua até os dias atuais.

As consequências da Primavera Árabe foram muitas e severas, incluindo mortes e feridos pela repressão governamental, um grande número de refugiados, crises políticas e conflitos internos, que em alguns casos evoluíram para guerras civis.

Como resultado, a sequência correta das afirmações, considerando o comentário de cada uma delas, é V, V, F, F, V, V, correspondendo à alternativa A do gabarito.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo