A comunicação efetiva entre o auditor interno e o auditor i...
A comunicação efetiva entre o auditor interno e o auditor independente cria um ambiente no qual o auditor independente pode ser informado sobre assuntos significativos que podem afetar o seu trabalho. No entanto, existem circunstâncias nas quais o auditor independente não pode utilizar o trabalho da auditoria interna para os fins da auditoria.
De acordo com a NBC TA 610, Utilização do Trabalho de Auditoria Interna, assinale a opção que indica o trabalho da auditoria interna que não pode ser utilizado pelo auditor independente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra E
A rigor, todo o trabalho desenvolvido pela auditoria interna pode ser utilizado pela auditoria externa. Isso dependerá do julgamento profissional do auditor externo e também da qualidade da função de auditoria interna desenvolvida na empresa. Se o auditor considerar relevante a função de auditoria interna, poderá utilizar os papeis de trabalho e conclusões da auditoria interna como evidência e também poderá utiliza-la como assistente direta na execução da auditoria externa.
A letra E não é mencionada no rol de exemplos citados na NBC TA 610
https://www.facebook.com/arthur.leone.79/posts/1676505919284172
bons estudos
NBC TA610
Os exemplos de trabalho da auditoria interna que podem ser utilizados pelo auditor independente incluem:
· testes da eficácia operacional dos controles;
· procedimentos substantivos envolvendo menor grau de julgamento;
· observação das contagens do estoque;
· rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis;
· testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação; e
· em algumas circunstâncias, as auditorias ou revisões das informações financeiras das controladas que não sejam componentes significativos para o grupo (onde isso não conflita com os requisitos da NBC TA 600).
"Para determinar a adequação de trabalhos específicos executados pelos auditores internos para os seus objetivos como auditor independente, este deve avaliar, entre outros elementos, se o trabalho foi executado por auditores internos que tenham competência e treinamento técnicos adequados.
A avaliação de riscos judiciais deve ser realizada por profissionais especializados, como consultores jurídicos (especialistas). Assim, esse tipo de análise não pode ser realizada pela auditoria interna e tampouco utilizada pelo auditor independente."
Fonte: Professor Davi Barreto
Uma vez que o "julgamento profissional" é um ato pessoal, obviamente não poderia o auditor independente utilizar-se do julgamento do auditor interno.
A16. Os exemplos de trabalho da auditoria interna que podem ser utilizados pelo auditor independente incluem:
• testes da eficácia operacional dos controles;
• procedimentos substantivos envolvendo menor grau de julgamento;
• observação das contagens do estoque;
• rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis;
• testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação; e
• em algumas circunstâncias, as auditorias ou revisões das informações financeiras das controladas que não sejam componentes significativos para o grupo (onde isso não conflita com os requisitos da NBC TA 600).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo