Segundo o Boletim Epidemiológico, volume 49 n° 4 de 2018, “a...
Segundo o Boletim Epidemiológico, volume 49 n° 4 de 2018, “a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. A magnitude e o alto poder incapacitante mantêm a doença como um problema de Saúde Pública. Em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 143países reportaram214.783 casos novos de hanseníase, o que representa uma taxa de detecção de 2,9 casos por 100 mil habitantes. No Brasil, no mesmo ano, foram notificados 25.218 casos novos, perfazendo uma taxa de detecção de 12,2/100 mil hab. Esses parâmetros classificam o país como de alta carga para a doença, sendo o segundo com o maior número de casos novos registrados no mundo” (BRASIL, 2018). Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar) e pelos objetos utilizados pelo paciente.
( ) São sinais e sintomas da hanseníase: áreas da pele, ou manchas esbranquiçadas (hipocrômicas); pele infltrada (avermelhada), com aumento de suor no local; alteração ou surgimento de pelos, localizada ou difusa, especialmente nas sobrancelhas (madarose).
( ) Ao abordar um paciente com sinais e sintomas de hanseníase, é importante enfatizar que o tratamento é gratuito pelo SUS, alertando-o sobre a importância da adesão ao tratamento para evitar a resistência e a falência, informando-o sobre a transmissão e sobre as reações medicamentosas mais comuns, ressaltando que é uma doença sem cura, mas tratável.
( ) O doente deve ser classificado em Paucibacilar ou Multibacilar. Sendo classificado como Paucibacilar (PB) quando é Hanseníase Tuberculóide ou Indeterminada (doença localizada em uma região anatômica e/ou um tronco nervoso comprometido).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.