O transtorno de espectro autista (TEA) se caracteriza pelo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2503503 Fonoaudiologia
O transtorno de espectro autista (TEA) se caracteriza pelo distúrbio do neurodesenvolvimento da criança com comportamento atípico, déficits na comunicação e na interação social. Padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados são características em seu repertório linguístico diferenciado. O diagnóstico precoce é muito importante para que os profissionais que atuam nestes casos desenvolvam atividades que facilitem e aprimorem, através de técnicas especializadas, a linguagem oral e escrita, ou seja, estimular a comunicação verbal e não-verbal.
Considerando as informações apresentada, verifique as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. A família é a base essencial para a construção do diagnóstico de TEA. O relato/queixa da família acerca de alterações no desenvolvimento ou comportamento da criança tem correlação positiva com confirmação diagnóstica posterior, por isso, valorizar o relato/queixa da família é fundamental durante o atendimento da criança.

PORQUE
II. Pode-se considerar que os sinais que o TEA apresenta, são: dificuldade de interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos, dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo, alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.
A respeito das asserções, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas