Nos anos 1930, a valorização da mestiçagem baseada nas inte...

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Q2184981 História
Nos anos 1930, a valorização da mestiçagem baseada nas interpretações do Gilberto Freyre tornou-se um importante fator de impulso ao projeto desenvolvimentista do Brasil, com a difusão da ideia de que as diferenças sociais oriundas da cor da pele e dos traços faciais, se existiam, deveriam ser abolidas. Como tal, o mito ______, além de servir ao projeto de industrialização e urbanização do país, foi associado ao desenvolvimento que se edificou com base na concentração de renda e no poder socio-racial, o que resultou na propagação de um dos piores tipos de preconceito: ______.
(adaptado de KUPPER, 2014).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas

Gabarito comentado

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Sobre o texto associado e suas lacunas:

A) O texto aborda questões étnicas e sociais enquanto que Social-democracia é um tipo de regime político. Já o antissemitismo é o preconceito contra judeus que não são citados no texto.
B) A ideia de que as diferenças raciais deveriam ser abolidas deu origem a democracia racial. O termo remete ao princípio da inclusão contido no uso da democracia, enquanto que o racial é destacado no texto como as questões relacionadas aos fenótipos. Esta ideia de que o Brasil deveria abolir diferenciações sociais relacionadas as origens raciais originou o racismo velado que é uma forma de preconceito e discriminação não explícita onde as pessoas sofrem ações relacionadas as suas origens raciais sem que isso seja declarado como motivação. 
C) Liberalismo é um termo cuja origem é política e remete-se aos debates iluministas sobre o antigo regime e não possui conotação racial no texto associado.
D) É uma teoria política que defende a abolição do Estado e o fim da propriedade privada dos meios de produção e no contexto do texto associado não conotação racial. Já o racismo estrutural é um sistema de discriminação ampla e irrestrita baseado nas origens raciais que impregna não apenas relações sociais, mas práticas amplas como a atuação de instituições e até mesmo políticas públicas.

GABARITO DO PROFESSOR: B

 
 

  

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Enunciado da questão de Vestibular (Q2064887) elucida o tema:

Para Gilberto Freyre, a miscigenação que ocorreu desde o início do processo de colonização do Brasil corrigiu, ao longo do tempo, a distância social entre os brancos conquistadores e senhores de engenho e os indígenas e os negros escravizados. São dois polos, duas classes ou dois grupos sociais antagônicos de dominantes-dominados, mas que teriam sido aproximados na formação da sociedade brasileira pela mestiçagem. É aqui que se fundamenta o mito da democracia racial.

Segundo Freyre, os mestiços desde a colonização brasileira ocasionaram efeitos sociais que equilibraram diferenças e desigualdades. E foram, principalmente, a mulher índia, a negra-mina e depois a mulata, aponta Freyre, as categorias de mulheres que agiram poderosamente no sentido dessa “democratização social no Brasil”. Faltou a Freyre, todavia, ressaltar que essas mulheres estavam, em grande maioria, na condição de escravizadas ou subalternizadas na relação com seus senhores e donos e foi assim que conceberam a mestiçagem na história brasileira (E$TUPR0).

Essa concepção mitológica foi fortalecida pelos séculos de dominação patriarcalista e branca sobre indígenas, negros e mestiços. Trata-se de um mito ou uma ideologia que persiste sem maior reflexão, conhecimento histórico, consciência crítica e tanto disfarça a existência do racismo na sociedade brasileira contemporânea como não contribui para o debate público das lutas políticas e sociais dos movimentos negros e dos povos tradicionais indígenas.

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