No âmbito da Web semântica, a definição de ontologia está re...
No âmbito da Web semântica, a definição de ontologia está relacionada a uma especificação de uma conceituação de um domínio de conhecimento, ou seja, um vocabulário controlado que descreve objetos e as relações entre eles.
Para o estabelecimento de um vocabulário comum, as ontologias devem incluir
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
No contexto da Web semântica, o termo ontologia refere-se à especificação de uma conceituação de um domínio de conhecimento. Isto significa que ela representa um conjunto de conceitos e as relações entre eles. As ontologias são fundamentais para o estabelecimento de um vocabulário comum, essencial para a comunicação eficaz entre diferentes sistemas e usuários.
Na questão apresentada, a escolha da alternativa correta exige o entendimento de quais componentes são essenciais para a criação e manutenção de uma ontologia. Vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A - glossários, taxonomias e tesauros: Esta é a alternativa correta, pois glossários, taxonomias e tesauros são recursos de organização de informações que ajudam a definir e categorizar conceitos e suas relações em um domínio. Um glossário fornece definições, uma taxonomia organiza termos em uma hierarquia, e um tesauro oferece sinônimos e relações semânticas, todos essenciais em ontologias.
Alternativa B - tesauros, esquemas de classificação e dicionários: Apesar de tesauros serem pertinentes, esquemas de classificação e dicionários são menos adequados para a função de representação direta de relações semânticas e hierarquias necessárias em ontologias.
Alternativa C - dicionários, listas de cabeçalhos de assunto e terminologias: Esta combinação desconsidera elementos cruciais para a estruturação de uma ontologia, como taxonomias. Os cabeçalhos de assunto são mais usados para recuperação de informação bibliográfica do que para modelagem de conceitos.
Alternativa D - terminologias, classauros e gazeeters: Embora a terminologia seja relevante, classauros e gazeeters são menos comuns e específicos, não fornecendo a amplitude necessária para uma ontologia robusta.
Alternativa E - gazeeters, listas de descritores e metatags: Essa combinação não é a mais apropriada, pois gazeeters referem-se mais a listas de nomes geográficos e metatags são usadas para metadados, não contribuindo diretamente para a estruturação semântica de um domínio de conhecimento.
A compreensão correta do papel dos diferentes tipos de vocabulários controlados e ferramentas de organização é essencial para responder a esta questão com precisão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo