“A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas ...
e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).”
PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa “América mulher”. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
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A imagem da América é frequentemente retratada como uma figura feminina, conforme descrito por Mary Del Priore. Essa representação, que prevaleceu entre os séculos XVI e XVIII, exibe características marcantes: um ventre fértil, cabelos longos adornados com conchas e plumas, músculos evidentes e seios desnudos. Este simbolismo reflete a narrativa europeia que pretendia dominar e subjugar a América, a fim de extrair suas riquezas com maior eficiência.
No contexto da Conquista, a Europa empreendeu um esforço significativo para dominar e 'ocidentalizar' a América, que era vista como uma "mulher" a ser conquistada. O processo de ocidentalização iniciou-se logo após a chegada dos europeus, englobando não apenas a exploração econômica, mas também a imposição da cultura e da religião cristã europeia. Várias medidas foram adotadas para moldar a cultura americana à imagem europeia, incluindo:
- Catequese dos índios: Convertendo-os ao cristianismo e alterando suas crenças e práticas religiosas originais.
- Imposição do idioma do colonizador: Substituição das línguas nativas pela língua do colonizador.
- Transposição dos moldes ibéricos de organização político-administrativa: Importando as estruturas de governo e administração da Península Ibérica para a América.
- Estabelecimento de missões jesuíticas: Disseminando ainda mais a influência europeia através da educação e evangelização.
No entanto, a alternativa que EXCETO, ou seja, não contribuiu para esse processo de moldagem cultural foi o "respeito aos valores culturais dos povos locais". Na verdade, esta abordagem teria facilitado as relações entre os conquistadores e os nativos e teria ajudado na aceitação das novas relações sociais e trabalhistas. Contudo, essa alternativa, que é a letra D, representa uma ação que não foi típica do projeto colonizador, que tendia a ignorar ou suprimir os valores culturais indígenas em vez de respeitá-los.
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d) respeito aos valores culturais dos povos locais, facilitando, assim, as relações com os conquistadores e a aceitação das novas relações de produção e trabalho.
Em 1498, dois mundos diferentes colidiram sem que um reconhecesse a real existência do outro. Os recém- chegados (europeus) não lograram decifrar a humanidade e a existência de uma cultura nativa, vendo os indígenas como seres sem alma ou, no melhor dos casos, material bruto que deveria ser moldado pela imposição da cultura européia cristã. E os ameríndios, pelo menos a principio, aparentemente não se deram conta de que os europeus eram seres de carne e osso, que vinham para saquear e destruir.
Letra D - degraça ks
"O cão não ladra por valentia e sim por medo."
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