As doenças hepáticas crônicas, DHC, podem apresentar anormal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069817 Nutrição
As doenças hepáticas crônicas, DHC, podem apresentar anormalidades metabólicas e nutricionais, com repercussão negativa na morbimortalidade. Em condições de DHC, a conduta nutricional deve levar em consideração os sinais clínicos apresentados pelo paciente.
Sobre este tema, assinale a alternativa INCORRETA, levando em consideração o quadro clinico e a terapia nutricional. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Encefalopatia hepática – instituir terapia especializada com aminoácidos aromáticos, probióticos e controle da ingestão proteica.

Esta questão trata de doenças hepáticas crônicas (DHC) e suas repercussões nutricionais. Para resolvê-la, é necessário conhecimento sobre as condutas nutricionais apropriadas em diferentes situações clínicas associadas a DHC.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa D é incorreta porque menciona o uso de aminoácidos aromáticos. Na verdade, na encefalopatia hepática, busca-se reduzir a quantidade de aminoácidos aromáticos e aumentar aminoácidos de cadeia ramificada. O uso de probióticos e o controle de ingestão proteica podem ser apropriados, mas o erro está na indicação dos aminoácidos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Adinemia: Em casos de adinemia, que é a falta de força ou energia, é apropriado rever a suplementação nutricional para garantir a oferta adequada de calorias e proteínas, melhorando o estado nutricional do paciente.

B - Hemorragia digestiva: A suspensão da alimentação até o controle da hemorragia é uma prática conservadora e correta, para evitar complicações adicionais.

C - Diarreia: Indicar triglicerídeos de cadeia média (TCM) e suplementar ferro e complexo B são estratégias válidas para lidar com esteatorreia e perda de sangue nas fezes, corrigindo possíveis deficiências nutricionais.

E - Ascite e edema: A administração de albumina e a suplementação vitamínica são adequadas para ajudar no manejo desses sintomas, auxiliando na melhora do balanço proteico e do estado nutricional.

Portanto, a alternativa D não está de acordo com a prática clínica recomendada para encefalopatia hepática, por isso é a resposta incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

INSTITUIR TERAPIA ESPECIALIZADA COM AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA, PROBIÓTICOS, SIMBIÓTICOS E CONTROLE DA INGESTÃO PROTEICA PREFERENCIALMENTE DE ORIGEM VEGETAL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo