Um experimento realizado com a enzima hexocinase mostr...
Se o mesmo experimento for realizado com a hexocinase, mas na presença de quantidades saturantes de um de seus substratos, pode-se esperar o seguinte resultado:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O tratamento da hexocinase a 45°C por 12 minutos causa uma perda de cerca de 50% da atividade enzimática devido à desnaturação parcial da enzima. Isso ocorre porque temperaturas elevadas podem romper interações não covalentes (como pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas) responsáveis pela manutenção da estrutura terciária e, em alguns casos, da estrutura quaternária da enzima.
No entanto, quando a enzima está na presença de concentrações saturantes do substrato, ela tende a se tornar mais termoestável. Isso acontece porque a ligação do substrato ao sítio ativo pode reforçar a estrutura da proteína, reduzindo a suscetibilidade à desnaturação térmica.
Portanto, com substrato presente, a perda de atividade da hexocinase será menor do que os 50% observados sem substrato, pois a enzima estará relativamente mais protegida contra os efeitos da temperatura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo