O tempo verbal indicado por “estaria” em “[...] pois sua fil...
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não pode ser obrigado a prorrogar contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a estudantes com baixo rendimento acadêmico. Essa foi a defesa da Advocacia-Geral da União (AGU) acatada pela Justiça para impedir o aditamento indevido aos financiados, sem observar as regras do Ministério da Educação (MEC).
Em duas ações, as estudantes pediam a prorrogação do financiamento estudantil, independentemente do baixo rendimento acadêmico por elas apresentado. Uma das autoras alegava que enfrentou problemas pessoais, pois sua filha estaria doente, o que a levou a ter um baixo rendimento na universidade.
A Procuradoria Federal no estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal junto ao Fundo (PF/FNDE) esclareceram que a Portaria Normativa MEC nº 15/2011, que dispõe sobre o Fies, estabelece que o não aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas pelo estudante impede a manutenção do financiamento.
Os procuradores destacaram que ficou comprovado, no caso da primeira autora, que os documentos anexados para comprovar a enfermidade da filha se referiam a uma outra pessoa sem qualquer relação de parentesco com a estudante, além de serem de datas posteriores aos semestres que a universitária teve baixo rendimento.
No caso da segunda estudante, a AGU reiterou os mesmos argumentos, pois ela foi aprovada em apenas duas das seis matérias cursadas no primeiro semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Bahia, e também usufruiu do aditamento excepcional concedido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPA) da instituição, mas teve novamente aproveitamento acadêmico insatisfatório no 1º semestre de 2013.
As procuradorias destacaram, ainda, que a legislação atribui à CSPA a competência de excepcionalmente autorizar, por uma única vez, a continuidade do financiamento, quando há baixo rendimento acadêmico do aluno. Como a estudante obteve rendimento inferior pela segunda vez, ela perdeu qualquer direito a prorrogação do financiamento pelas regras do Fies.
Acolhendo os argumentos da Advocacia-Geral, tanto a 5ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia quanto a 9ª Vara Federal do estado reconheceram ser legal a decisão do FNDE de rejeitar o pedido de prorrogação das estudantes.
A PF/BA e a PF/FNDE são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Ação Ordinária nº 40279-03.2013.4.01.3300 - 5ª Vara Federal/BA e Ação Ordinária nº 36536-82.2013.4.01.3300 - 9ª Vara Federal/BA.
(Leane Ribeiro. Disponível em: http://www.agu.gov.br.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Estaria feliz na casa que foi comprada? Exprime IDEIA DE LUGAR – Estaria onde? Na casa que foi comprada.
b) Eles prometeram que estariam na palestra. Exprime IDEIA DE LUGAR – Estariam onde? Na palestra.
c) Estaria realizado se seguisse seus conselhos. Exprime IDEIA DE CONDIÇÃO – Estaria realizado SE seguisse seus conselhos.
d) Hoje, pela manhã, confirmou que estaria no almoço. ExprimeIDEIA DE “LUGAR”. Estaria onde? No almoço.
e) Estaria o professor realmente doente quando não veio trabalhar? O “estaria” liga o sujeito ao predicativo. Por isso, a alternativa exprime uma idéia de CARACTERÍSTICA DO SUJEITO, o “doente” qualifica o sujeito.
Assim como na frase-modelo fornecida pela questão: [...] pois sua filha (sujeito) estaria (VL) doente (PS) [...].
Resposta de Recursos dada pela banca:
O futuro do pretérito do indicativo indica:
a) um fato posterior a certo momento do passado. Ex.: Ontem você disse que me telefonaria. Correspondente à alternativa: B) Eles prometeram que estariam na palestra. Correspondente também a: D) Hoje, pela manhã, confirmou que estaria no almoço.
b) um fato futuro certo, mas ainda dependente de certa condição. Ex.: O pai ficaria feliz se o filho seguisse a carreira diplomática. Correspondente a : C) Estaria realizado se seguisse seus conselhos.
c) um fato futuro duvidoso. Ex.: Seria possível um casamento desses? Correspondente a: A) Estaria feliz na casa que foi comprada?
d) incerteza sobre fatos passados. Ex.: Estaria o major realmente doente, quando morreu? Correspondente a: E) Estaria o professor realmente doente quando não veio trabalhar? E também correspondente a: “[...] pois sua filha estaria doente [...]”
Fonte: SACONNI, Luiz Antonio. Nossa Gramática Teoria e Prática. Ed. Atual.
No contexto, a forma verbal "estaria" dá ideia de SUPOSIÇÃO.
SEMÂNTICA - DUVIDA SE ESTARIA DOENTE OU NÃO (Questiona a veracidade de algo que foi afirmado pela estudante e pelo professor.
“estaria” em “[...] pois sua filha estaria doente [...]”
Estaria o professor realmente doente quando não veio trabalhar? (LETRA E)
GABARITO LETRA E.
O “estaria” liga o sujeito ao predicativo. Por isso, a alternativa exprime uma idéia de CARACTERÍSTICA DO SUJEITO, o
“doente” qualifica o sujeito. Assim como em ....... pois sua filha (sujeito) estaria ........
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo