“Mas, uma vez satisfeitas todas essas necessidades, será que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q499828 Português
Texto I

                                    O que é filosofia?

Querida Sofia,

Muitas pessoas têm hobbies diferentes. Algumas colecionam moedas e selos antigos, outras gostam de trabalhos manuais, outras ainda dedicam quase todo o seu tempo livre a uma determinada modalidade de esporte.
Também há os que gostam de ler. Mas os tipos de leitura também são muito diferentes. Alguns leem apenas jornais ou gibis, outros gostam de romances, outros ainda preferem livros sobre temas diversos como astronomia, a vida dos animais ou as novas descobertas da tecnologia.
Se me interesso por cavalos ou pedras preciosas, não posso querer que todos os outros tenham o mesmo interesse. Se fico grudado na televisão assistindo a todas as transmissões de esporte, tenho que aceitar que outras pessoas achem o esporte uma chatice.
Mas será que alguma coisa interessa a todos? Será que existe alguma coisa que concerne a todos, não importando quem são ou onde se encontram? Sim, querida Sofia, existem questões que deveriam interessar a todas as pessoas. E é sobre tais questões que trata este curso.
Qual é a coisa mais importante da vida? Se fazemos esta pergunta a uma pessoa de um país assolado pela fome, a resposta será: a comida. Se fazemos a mesma pergunta a quem está morrendo de frio, então a resposta será: o calor. E quando perguntamos a alguém que se sente sozinho e isolado, então certamente a resposta será: a companhia de outras pessoas.
Mas, uma vez satisfeitas todas essas necessidades, será que ainda resta alguma coisa de que todo mundo precise? Os filósofos acham que sim. Eles acham que o ser humano não vive apenas de pão. É claro que todo mundo precisa comer. E precisa também de amor e cuidado. Mas ainda há uma coisa de que todos nós precisamos. Nós temos a necessidade de descobrir quem somos e por que vivemos.
Portanto, interessar-se em saber por que vivemos não é um interesse “casual” como colecionar selos por exemplo. Quem se interessa por tais questões toca um problema que vem sendo discutido pelo homem praticamente desde quando passamos a habitar este planeta. A questão de saber como surgiu o universo, a Terra e a vida por aqui é uma questão maior e mais importante do que saber quem ganhou mais medalhas de ouro nos últimos Jogos Olímpicos.

                                                                                       (GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.24-25)
Mas, uma vez satisfeitas todas essas necessidades, será que ainda resta alguma coisa de que todo mundo precise?” (6º §)


A pontuação cumpre papel essencial na delimitação das ideias apresentadas em um texto. Desse modo, pode-se afirmar que o conteúdo entre vírgulas expressa, em relação ao restante do fragmento, um sentido de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre pontuação que você trouxe. O foco está em entender o papel das vírgulas no trecho destacado do texto. A alternativa correta para a pergunta é:

Alternativa A - tempo

Para compreender por que essa é a resposta correta, vamos observar a estrutura da frase: "Mas, uma vez satisfeitas todas essas necessidades, será que ainda resta alguma coisa de que todo mundo precise?".

1. Análise da Alternativa Correta:

O trecho entre vírgulas, "uma vez satisfeitas todas essas necessidades", está indicando uma condição temporal. Isso significa que, quando todas as necessidades mencionadas anteriormente estiverem atendidas, surge a pergunta se há algo mais que todos precisam. Portanto, temos uma relação de tempo no uso das vírgulas, o que justifica a escolha da alternativa A.

2. Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - causa: Esta alternativa sugeriria que o trecho entre vírgulas está explicando a causa de algo no restante da frase. No entanto, o contexto é sobre tempo, não sobre causa.
  • C - modo: A ideia de modo indicaria uma maneira pela qual algo é feito. O trecho não descreve "como" algo ocorre, mas "quando", o que faz com que essa interpretação não se aplique.
  • D - concessão: A concessão indica uma contradição ou exceção. O trecho não apresenta uma situação de contraste ou concessão, mas sim uma sequência temporal, portanto, essa alternativa também é incorreta.

Estratégia para Resolução:

Ao lidar com questões de pontuação, é essencial identificar o papel que a pontuação desempenha na estrutura da frase. Observe o contexto e as palavras que delimitam a ideia principal. Analise se a pontuação está introduzindo tempo, causa, modo ou concessão, o que pode guiar sua escolha.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conjunções Temporais: quando, assim que, logo que...

Talvez tenha causado dúvida pelo fato das Causais: já que, visto que, uma vez que...

Mas ao substituir, realmente, terá o sentido temporal.


A questão é relativamente simples, basta que tenhamos em mente as conjunções mais usadas.

 

A) Gabarito. Troque o termo "uma vez" por uma conjunção temporal e veja que não há alteração no sentido da frase " Mas, quando satisfeitas todas essas necessidades..."

 

B) Errada. A substituição por qualquer das conjunções causais alteraria o sentido da oração "Mas, já que satisfeitas todas essas necessidades..."

 

C) Errada. A substituição por qualquer adverbio com sentido de modo alteraria o sentido da oração "Mas,de modo que satisfeitas todas essas necessidades..."

 

D) Errada. A substituição por qualquer das conjunções concessiva alteraria o sentido da oração "Mas, conquanto satisfeitas todas essas necessidades..."

#pmse2018

uma vaga é minha. 

 

GABARITO - A

QUANDO SATISFEITAS ...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo