Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal ...
Leia o texto e responda às questões de números 06 a 09.
Comandante aposentado não deixa o cockpit
Shigekazu Miyazaki está usando o tempo livre de sua aposentadoria a 25 mil pés. Ele foi piloto da maior companhia aérea japonesa por quatro décadas, mas deixou o posto ano passado, ao completar 65 anos, idade-limite para voar pela empresa.
Mas, em vez de jogar golfe ou pescar, agora Miyazaki é piloto de uma companhia regional do Japão. “Nunca pensei que ainda estaria voando aos 65 anos, mas eu continuo saudável, amo voar, então, enquanto eu puder, por que não?”
O envelhecimento dos trabalhadores está forçando um questionamento sobre a trajetória profissional e também sobre a sustentação da Previdência no Japão. O país tem a maior expectativa de vida do mundo, pouca imigração e uma minguante população de jovens trabalhadores, reflexo de décadas de queda na taxa de natalidade.
Isso torna os trabalhadores mais velhos ainda mais importantes para a economia. Mais da metade dos homens japoneses com mais de 65 anos executa algum tipo de trabalho remunerado, comparado com um terço dos americanos e 10% em alguns países da Europa.
A economia japonesa está começando a se recuperar graças à demanda das exportações, mas a escassez de trabalhadores pode limitar esse crescimento. A taxa de desemprego é de 2,8%.
Ao mesmo tempo, a geração que começa a se aposentar pressiona a Previdência Social e força o governo a estudar o aumento da idade mínima para conceder o benefício.
Os trabalhadores mais velhos também ajudam a explicar a estagnação da renda no Japão. Os mais velhos costumam receber muito menos do que o salário do pico de suas carreiras. Essa queda acaba reduzindo os aumentos que um jovem recebe ao longo do crescimento profissional.
Para Miyazaki, por exemplo, a escolha de continuar voando é um luxo. No novo emprego, recebe um terço do salário de antes de se aposentar.
(New York Times. Publicado pela Folha de S.Paulo em 30.07.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O comandante Miyazaki não esperava que, depois de completar 65, anos existissem opções de trabalho para ele.
B) Correta.
C) Estar saudável e gostar de voar são argumentos coerentes que justificam a decisão de Miyazaki de permanecer na ativa.
D) Vários países têm posto em discussão a Previdência Social, cujas regras precisam ser revistas.
E) No Japão, a taxa de desemprego, que está em 2,8%, é uma das mais baixas do mundo.
O comentário da Maria Aparecida de 05 de Setembro de 2024 às 08:07 está com a opção A errada. O verbo correto é EXISTIRIAM.
FAZ NO SENTIDO DE TEMPO DECORRIDO NAO VARIA
verbos impessoais, não se flexiona;
verbos de fenômenos naturais; chover, nevar, anoitecer, amanhecer
verbos indicando tempo decorrido: haver, fazer, ir
verbo haver no sentido de; existir, ocorrer, acontecer
outros: chega de, basta de, trata se de, passa de .
verbos impessoais, portanto não se flexiona.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo