Segundo o Código de Ética do/a Assistente Social, de 13 de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q979072 Serviço Social
Segundo o Código de Ética do/a Assistente Social, de 13 de marco de 1993, respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras se constitui em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão em foco, que trata sobre o Código de Ética do Assistente Social, e compreender o dever de um assistente social com relação aos movimentos populares e organizações trabalhadoras.

O tema central da questão é a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras, que deve ser respeitada pelos assistentes sociais. Este conceito está intimamente ligado aos princípios éticos estabelecidos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, que orienta as práticas da profissão no Brasil.

Resumo teórico: O Código de Ética do Assistente Social, promulgado em 13 de março de 1993, estabelece princípios fundamentais que devem guiar a conduta e as práticas dos profissionais da área. Entre esses princípios, está o respeito à autonomia das organizações populares e dos trabalhadores, que reflete o compromisso do assistente social em atuar de forma ética, respeitando a diversidade e a liberdade de organização social.

Vamos à análise das alternativas:

Alternativa A (Correta): Respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras é, de fato, um dever do assistente social nas relações com entidades da categoria e demais organizações da Sociedade Civil. Esta alternativa está correta, pois o Código de Ética enfatiza a importância de apoiar e respeitar a organização autônoma das entidades sociais.

Alternativa B: Esta opção sugere um dever nas relações com outros assistentes sociais e profissionais. No entanto, o respeito à autonomia dos movimentos populares está mais relacionado às interações com entidades e organizações sociais, não profissionais da mesma área.

Alternativa C: Embora a relação com instituições empregadoras seja importante, o dever específico de respeitar a autonomia das organizações populares se refere mais às relações com a sociedade civil do que com instituições empregadoras.

Alternativa D: Embora os assistentes sociais devam, sim, respeitar os usuários, este dever em particular diz respeito às organizações e entidades da sociedade civil, conforme mencionado na alternativa correta.

Alternativa E: Esta opção fala sobre relações com a justiça, que não é o foco do princípio em questão. O respeito à autonomia dos movimentos populares não se aplica diretamente a relações com o sistema judiciário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA A

CAPÍTULO IV DO CÓDIGO DE ÉTICA

Das Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil

Art. 13 São deveres do/a assistente social:

c- respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras

GABARITO: LETRA A

→ de acordo com o código de ética de 1993:

→ Das Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil, são deveres do profissional:

a- denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os/as usuários/as ou profissionais;

b- denunciar, no exercício da Profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta 35 Código de Ética de respeito à integridade física, social e mental do/a cidadão/cidadã;

c- respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo