Considerando conceitos básicos de informática e aspectos rel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q322464 Noções de Informática
Considerando conceitos básicos de informática e aspectos relacionados à segurança da informação, julgue os itens a seguir.

Os comandos tar e gzip são utilizados para gerar pacotes de becape nas plataformas Windows e Linux.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO
Mas é uma questão muito discarada, se me permitem o termo. Explico...

O comando tar serve pra empacotar cópias de arquivos. Tipo juntá-las. Algo como, a gente pega 50 arquivos, junta, e cria uma cópia só de todos eles.

O comando gzip serve pra compactar um arquivo. Tipo reduzir seu tamanho. Algo como, a gente pega um arquivo de 50MB e reduz seu tamanho para, digamos, 10MB.

Dessa forma, juntando essas duas características, a gente pode copiar um bocado de arquivos em um só (comando tar), e depois reduzir seu tamanho (comando gzip). Aí teremos uma bela cópia de segurança.

Até esse ponto, portanto, a afirmativa está certa. Acontece que ele diz que esses arquivos são utilizados nas plataformas (Sistemas Operacionais) Window e Linux, e aí é que a coisa complica. Bom, a rigor, esses são comandos do Linux. São tipicamente utilizados por essa plataforma. Só que, embora não seja comum, a gente pode instalar esses programas no Windows e utilizá-los normalmente. E não vale dizer que não são "nativos" do Windows, porque eles também não são exatamente "nativos" do Linux. Há distribuições que os trazem nativamente, mas há distribuições que não.

Pra mim, essa é mais uma da série: vale o que o CESPE quiser e pronto. Me lembrou até um certo Capitão do Choque...

Gabarito: Errado

O que o GZIP não consegue fazer, o TAR (Tape ARchives) faz. Ele é um aplicativo capaz de armazenar vários arquivos em um só. Porém, não é capaz de compactar os arquivos armazenados. Como é possível notar, o TAR serve de complemento para o GZIP e vice-versa. Por isso, foi criado um parâmetro no TAR para que ambos os programas possam trabalhar juntos. Assim, o TAR "junta" os arquivos em um só. Este arquivo, por sua vez, é então compactado pela GZIP. Quando ocorre o trabalho conjunto entre TAR e GZIP, o arquivo formado tem a extensão tar.gz.

O TAR também consegue gravar a propriedade e as permissões dos arquivos. Ainda, consegue manter a estrutura de diretórios original (se houve compactação com diretórios), assim como as ligações diretas e simbólicas.
Apesar de ser mais comum em sistemas Unix-Like, este formato é suportado pela maioria dos descompactadores para Windows, como por exemplo o 7- zip (7-Zip (sevenzip) é um compactador de arquivos open-source para o sistema operacional Microsoft Windows e Linux).
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/TAR)

Jayme comenta também direito constitucional, processual penal, penal, processual civil, civil, tributário, etc... brigado pela força.
Questão errada.

14 Os comandos tar e gzip são utilizados para gerar pacotes de becape nas plataformas Windows e Linux.

COMENTÁRIOS

Os respectivos comandos são exclusivos do Linux e servem apenas para compactação de arquivo e pastas.

RESPOSTA: ERRADA

fonte: Alisson Freitas:  professor, Analista de sistemas e desenvolvedor de Site.
PQP. 
Nunca tive visto isso. 
Cespe ta de sacanagem.
Só pode.  :(

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo