Paciente de 65 anos do sexo masculino, portador de hipertens...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317855 Medicina
Paciente de 65 anos do sexo masculino, portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS), dá entrada na emergência com dor lombar súbita de forte intensidade à direita. Fez uso de dipirona em casa sem melhora da dor.
Ao exame físico: PA 162 x 94 mmHg, FC 104 bpm, TA axilar 36.4oC. Ausculta respiratória e cardíacas sem alterações. Presença do sinal de Giordano positivo à direita. Exames complementares: ureia 64 mg/dL; creatinina 1,6 mg/dL (exame anterior há 1 mês com creatinina de 1,7 mg/dL); hemograma: Hto 40%; Hb 14,5 g%; leucometria 8.000/mm3 com diferencial normal; plaquetometria 200 mil/mm3. EAS com hematúria e nitrito negativo. Tomografia de abdome sem contraste demonstrou cálculo de 3 mm em porção distal de ureter direito sem hidronefrose.
Para esse caso, assinale a opção que indica a melhor conduta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso de um paciente idoso com dor lombar súbita e forte, que é um sintoma característico de cólica renal, associado ao sinal de Giordano positivo. A tomografia de abdome sem contraste revelou um cálculo ureteral de 3 mm sem hidronefrose, sugerindo que o cálculo tem chance de ser eliminado espontaneamente, visto que não está causando obstrução importante. A alternativa correta, a D, sugere tratar o paciente ambulatorialmente, ou seja, sem necessidade de internação, visto que suas condições clínicas não parecem indicar uma urgência cirúrgica ou intervenção imediata, e sua função renal está estável em comparação com exame anterior. Propõe-se analgesia com opiáceo, que é adequada para o controle da dor intensa, além de estimular a ingestão hídrica, que pode ajudar na eliminação do cálculo. Espera-se que o cálculo seja eliminado de maneira espontânea, o que é viável devido ao seu pequeno tamanho. As outras opções sugerem internação ou contato de urgência com o urologista, o que não é justificado neste caso, dado que não há sinais de infecção, hidronefrose ou piora da função renal. Além disso, cetorolaco não é preferencial em relação a opiáceos para o controle de dor intensa, e pode haver maior risco de efeitos adversos, especialmente em pacientes idosos e/ou com condições renais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo