Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do pres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1013403 Português

Considere o texto abaixo para responder às questões.


    Tendo em vista a textura volitiva da mente individual, a perene tensão entre o presente e o futuro nas nossas deliberações, entre o que seria melhor do ponto de vista tático ou local, de um lado, e o melhor do ponto de vista estratégico, mais abrangente, de outro, resulta em conflito.     

    Comer um doce é decisão tática; controlar a dieta, estratégica. Estudar (ou não) para a prova de amanhã é uma escolha tática; fazer um curso de longa duração faz parte de um plano de vida. As decisões estratégicas, assim como as táticas, são tomadas no presente. A diferença é que aquelas têm o longo prazo como horizonte e visam à realização de objetivos mais remotos e permanentes.

    O homem, observou o poeta Paul Valéry, “é herdeiro e refém do tempo”. A principal morada do homem está no passado ou no futuro. Foi a capacidade de reter o passado e agir no presente tendo em vista o futuro que nos tirou da condição de animais errantes. Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do presente e os objetivos do futuro imaginado é muitas vezes prejudicada pela propensão espontânea a atribuir um valor desproporcional àquilo que está mais próximo no tempo.

    Como observa David Hume, “não existe atributo da natureza humana que provoque mais erros em nossa conduta do que aquele que nos leva a preferir o que quer que esteja presente em relação ao que está distante e remoto, e que nos faz desejar os objetos mais de acordo com a sua situação do que com o seu valor intrínseco”.


(Adaptado de: GIANNETTI, Eduardo. Auto-engano. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, edição digital) 

Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do presente e os objetivos do futuro imaginado... (3o parágrafo)

O elemento sublinhado acima introduz, em relação ao que se afirmou antes, uma

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A referida conjunção traz a noção de oposição de ideias, pois, se por um lado a capacidade de agir tendo em vista o futuro contribuiu para a nossa saída da condição de animais, essa mesma capacidade é prejudicada pela nossa propensão espontânea a atribuir um valor desproporcional àquilo que está mais próximo no tempo, ou seja, um propensão que, justamente, compromete a capacidade de agir tendo em vista o futuro, mas apenas o momento presente e imediato. Portanto, ideias opostas. Trata-se , pois, de uma conjunção advesativa;

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: A

Gab. A

Sendo objetivo: contudo é conjunção adversativa e expressa oposição. 

As conjuções que introduzem OPOSIÇÃO são as chamadas adversativas. Outros exemplos: apesar disso, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

GABARITO: LETRA A

Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do presente e os objetivos do futuro imaginado... 

→ conjunção coordenativa adversativa, com valor de: OPOSIÇÃO, ADVERSIDADE, CONTRAPOSIÇÃO, ADVERSIDADE.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

Conjunção cordenada opositiva ou adversativas! outras: contudo,entretanto,porém,todavia,no entanto e nao obstante

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo