Paciente de 45 anos, previamente hígida, com 36 semanas de ...
Ao exame: PA 164 x 110 mmHg, repetida e confirmada.
O tratamento por via oral, enquanto não se obtém um acesso IV, deve ser realizado, preferencialmente, com
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a letra E - nifedipina.
Para entender melhor, vamos analisar a situação clínica apresentada: a paciente está grávida de 36 semanas e tem hipertensão severa, suspeita de pré-eclâmpsia, evidenciada pela pressão arterial de 164 x 110 mmHg. Neste cenário, é crucial o manejo adequado da pressão arterial elevada para prevenir complicações maternas e fetais.
Nifedipina é um bloqueador dos canais de cálcio que pode ser administrado por via oral e é amplamente utilizado para o controle da hipertensão aguda em gestantes devido à sua eficácia e segurança. Por isso, é a escolha preferencial para tratamento enquanto não se obtém um acesso intravenoso.
Vamos discutir agora por que as outras alternativas estão incorretas:
-
A - Propranolol: Embora seja um beta-bloqueador utilizado em casos de hipertensão, não é a primeira escolha para crises hipertensivas em gestantes devido ao potencial de bradicardia fetal e outros efeitos adversos.
-
B - Captopril: Este é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) que não deve ser utilizado na gestação, principalmente no segundo e terceiro trimestres, pois pode causar efeitos teratogênicos e danos renais fetais.
-
C - Losartana: Assim como o captopril, a losartana pertence à classe dos antagonistas dos receptores de angiotensina II, e também é contraindicada na gravidez pelos mesmos riscos teratogênicos.
-
D - Espironolactona: É um diurético poupador de potássio que não é efetivo para o controle imediato de crises hipertensivas e não é recomendado em gestantes.
Portanto, na situação apresentada, nifedipina se destaca como a opção mais adequada para controle da pressão arterial, garantindo segurança tanto para a mãe quanto para o bebê.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo