De acordo com a parte 3 da NBR 15575 (Desempenho de edifíci...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA: LETRA B
ITEM 10 - TEMA: ESTANQUEIDADE
2. Estanqueidade a fontes de umidades internas à edificação
(10.3 - Parte 1; 10.3 - Parte 3; 10.2 - Parte 4; 10.3 - Parte 4)
Assegurar a estanqueidade à água utilizada na operação e manutenção do imóvel
em condições normais de uso:
- Estanqueidade de sistemas de pisos de áreas molhadas;
- Entanqueidade de vedações verticais internas e externas com incidência direta de
água (áreas molhadas) ou em contato com áreas molháveis.
GAB B
NBR 15575 / 2013 - Parte 3
O exercício pede a INCORRETA!
a) CORRETA - 9.2.2 Critério – Frestas Os sistemas de pisos não podem apresentar abertura máxima de frestas (ou juntas sem preenchimento), entre componentes do piso, maior que 4 mm, excetuando-se o caso de juntas de movimentação em ambientes externos
b) GABARITO - INCORRETA - Tem que garantir a impermeabilidade (não deixar passar liquido), e não permeabilidade (é possivel a passagem de água)
3.12 Impermeabilização do sistema de piso - conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas que tem porfinalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, vapores e da umidade
10.4 Requisito – Estanqueidade de sistemas de pisos de áreas molhadas Impedir a passagem da umidade para outros elementos construtivos da habitação
c) CORRETO. - 17.2 Requisito – Homogeneidade quanto à planeza da camada de acabamento do sistema de piso Não comprometer o efeito visual desejado ou a estética.
d) CORRETO - 9.1 Requisito – Coeficiente de atrito da camada de acabamento. Tornar segura a circulação dos usuários, evitando escorregamentos e quedas
e) CORRETO. - 9.3.1 Critério – Arestas contundentes A superfície do sistema de piso não pode apresentar arestas contundentes.
Gab. B
a) impedir a ocorrência de frestas e a proliferação de micro-organismos.✅
Os sistemas de pisos não podem apresentar abertura máxima de frestas (ou juntas sem preenchimento), entre componentes do piso, maior que 4 mm, excetuando-se o caso de juntas de movimentação em ambientes externos.
15.2 Requisito – Proliferação de microorganismos: Propiciar condições de salubridade no interior da edificação, considerando as condições de umidade e temperatura no interior da unidade habitacional, aliadas ao tipo dos sistemas utilizados na construção.
b) garantir a permeabilidade❌ dos pisos de áreas molhadas, quando em contato com o solo.
IMPERMEABILIDADE
10.4 Requisito – Estanqueidade de sistemas de pisos de áreas molhadas
Impedir a passagem da umidade para outros elementos construtivos da habitação.
10.4.1 Critério – Estanqueidade de sistemas de pisos de áreas molhadas
Os sistemas de pisos de áreas molhadas não podem permitir o surgimento de umidade, permanecendo a superfície inferior e os encontros com as paredes e pisos adjacentes que os delimitam secas, quando submetidos a uma lâmina de água de no mínimo 10 mm em seu ponto mais alto, por 72 h.
c) apresentar planeza que não comprometa a estética e o conforto tátil.✅
17.2 Requisito – Homogeneidade quanto à planeza da camada de acabamento do sistema de piso
Não comprometer o efeito visual desejado ou a estética.
Neste requisito são estabelecidos limites para ondulações na camada de acabamento do sistema de piso ou em superfícies regularizadas para a fixação de camada de acabamento, as quais podem comprometer a estética projetada. .
Nota: Este requisito não se aplica nas regiões de mudança de plano (declividades diferentes) do sistema de piso
17.2.1 Critério – Planeza:
A planeza da camada de acabamento ou superfícies regularizadas para a fixação de camada de acabamento das áreas comuns e privativas deve apresentar valores iguais ou inferiores a 3 mm com régua de 2 metros em qualquer direção.
d) oferecer condições seguras de uso, evitando-se superfícies escorregadias.✅
9 Segurança .9.1 Requisito – Coeficiente de atrito da camada de acabamento.
9.1.1 Critério – Coeficiente de atrito dinâmico
A camada de acabamento dos sistemas de pisos da edificação habitacional deve apresentar coeficiente de atrito dinâmico em conformidade aos valores apresentados na ABNT NBR 13818/Anexo N. (coeficiente de atrito dinâmico ≥ 0,4 )
e) evitar arestas capazes de tornar desconfortável o contato dos pés.✅
9.3 Requisito – Segurança no contato direto
Prevenir lesões em seus usuários, provocadas pelo contato direto de partes do corpo com a superfície do sistema de piso. 9.3.1 Critério – Arestas contundentes:
A superfície do sistema de piso não pode apresentar arestas contundentes.
A superfície do sistema de piso também não pode liberar fragmentos perfurantes ou contundentes, em condições normais de uso e manutenção, incluindo as atividades de limpeza.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo