Um lactente de 10 dias de vida é levado à unidade básica de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685017 Medicina

Um lactente de 10 dias de vida é levado à unidade básica de saúde (UBS) em virtude de a mãe notar “olhos amarelados” no filho. Ela relata que ele já saiu um pouco amarelo da maternidade, de onde teve alta com três dias de vida após colher sangue. O grupo sanguíneo da mãe e do bebê é A +.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A prematuridade, independentemente do peso ao nascer, é considerada um dos fatores de risco mais importantes para hiperbilirrubinemia em razão da capacidade diminuída da conjugação hepática da bilirrubina e da dificuldade na sucção e deglutição para manter uma oferta adequada de leite materno.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto está correto. A prematuridade é um fator de risco importante para hiperbilirrubinemia em recém-nascidos, mesmo que o peso ao nascer seja adequado. Isso ocorre porque o fígado do bebê prematuro ainda não está completamente desenvolvido e tem uma capacidade reduzida de processar e eliminar a bilirrubina, que é um subproduto do metabolismo da hemoglobina. Além disso, os bebês prematuros podem ter dificuldade em conseguir uma alimentação adequada devido à imaturidade do sistema nervoso e muscular envolvido na sucção e deglutição, o que pode agravar a hiperbilirrubinemia. No caso descrito, o fato de o bebê ter saído da maternidade com icterícia e de ter o grupo sanguíneo A+ sugere a possibilidade de uma incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, o que pode ter contribuído para a hiperbilirrubinemia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo